A revista inglesa FourFourTwo divulgou nesta sexta-feira a seu ranking completo de melhores jogadores de futebol de todos os tempos. E, como em todo desafio deste tipo, não faltaram decisões subjetivas e polêmicas. O brasileiro Pelé ficou na terceira colocação, atrás de dois argentinos: o campeão Diego Armando Maradona e o segundo colocado Lionel Messi.
Além de Messi, o único jogador ainda em atividade no top 10 é o português Cristiano Ronaldo, na quarta colocação. O segundo brasileiro melhor colocado foi o ex-atacante Ronaldo, 10º da lista.
Ao todo, são 16 brasileiros na lista dos 100 melhores: Pelé (3º), Ronaldo (10º), Garrincha (11º), Zico (16º), Romário (21º), Ronaldinho Gaúcho (24º), Carlos Alberto Torres (25º), Sócrates (28), Didi (44º), Rivellino (47º), Nilton Santos (49º), Jairzinho (51º), Cafu (75), Roberto Carlos (90º), Djalma Santos (95º) e Neymar (97º).
O perfil da ‘FourFourTwo’ que justifica a escolha por Maradona, assinado pelo jornalista britânico Andrew Murray, destaca a forma intensa como o ex-craque argentino lidou com o futebol e sua vida. “Pelé marcou mais gols. Messi conquistou mais troféus. Os dois viveram vidas mais estáveis do que o gordinho ex-viciado em cocaína que lidera esta lista, cujo relacionamento com o futebol tornou-se mais tenso ao longo de sua carreira. Se você viu Diego Maradona com o futebol em seus pés, você vai entender”, diz um trecho do perfil.
Já o texto sobre Pelé, escrito pelo jornalista brasileiro Marcus Alves, o retrata como “o jogador mais emblemático do futebol, reverenciado da América do Sul à Europa, dos Estados Unidos à África… O próprio Rei”, e destaca o título mundial aos 17 anos, as excursões do Santos pela África e o milésimo gol da carreira. Também cita problemas pessoais do ídolo da seleção brasileira e do Santos, como o não reconhecimento de uma filha (Maradona fez o mesmo com um filho italiano, mas o fato não foi citado) e sua ligação com dirigentes corruptos como Joseph Blatter.
Os melhores de todos os tempos da Four Four Two
1 – Diego Maradona (Argentina)
2 – Lionel Messi (Argentina)
3 – Pelé (Brasil)
4 – Johan Cruyff (Holanda)
5- Cristiano Ronaldo (Portugal)
6 – Alfredo di Stéfano (Argentina)
7 – Franz Beckenbauer (Alemanha)
8 – Zinedine Zidane (França)
9 – Ferenc Puskas (Hungria)
10 – Ronaldo (Brasil)
11 – Garrincha
16 – Zico
21 – Romário
24 – Ronaldinho Gáucho
25 – Carlos Alberto Torres
28 – Sócrates
44 – Didi
47 – Rivelino
49 – Nilton Santos
51 – Jairzinho
75 – Cafu
90 – Roberto Carlos
95 – Djalma Santos
97 – Neymar