[CEARÁ-MIRIM] Esqueleto de animal com mais de 7 metros é encontrado em praia de de Muriú

Carcaça foi achada na praia de Muriú. Elevado estado de decomposição não permitiu definição da espécie, mas especialistas apontam que há semelhanças com baleia jubarte

Por G1 RN

0
1274
Carcaça foi encontrada na praia de Muriú, no litoral Norte — Foto: Divulgação
Carcaça foi encontrada na praia de Muriú, no litoral Norte — Foto: Divulgação

O esqueleto de um animal com 7,66 metros de comprimento foi encontrado na praia de Muriú, no município de Ceará-Mirim, no início da tarde desta terça-feira (30).

Segundo o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), não é possível definir a espécie do animal, nem a causa da morte devido ao “elevado estado de decomposição”. Apesar disso, o projeto aponta que a carcaça encontrada apresenta semelhanças com uma baleia jubarte.

A carcaça foi visualizada por colaboradores do projeto dentro do mar. Ao chegarem no local, os biólogos e veterinários do projeto aguardaram o encalhe do animal na praia para em seguida fazer a avaliação, seguindo os protocolos internacionais sobre atendimento a cetáceos.

Materiais biológicos da carcaça foram coletados para análises detalhadas em laboratório. Após o encalhe e o recolhimento do material necessário, o animal foi enterrado em um terreno liberado pela Prefeitura de Ceará-Mirim.

Neste período do ano, é comum o aparecimento de baleias jubartes – de nome científico Megaptera novaeangliae – no litoral brasileiro. Os animais migram com o objetivo de se reproduzirem.

A baleia jubarte está entre as espécies ameaçadas de extinção na lista do Ministério do Meio Ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui