A coluna Leo Dias conta com exclusividade que Lázaro Ramos decidiu não renovar seu contrato com a TV Globo. O ator deixa a emissora após 18 anos de casa.
Segundo apuração da coluna, o contrato do ator e diretor chega ao fim na última semana de setembro. A decisão foi de comum acordo. A coluna apurou ainda que o clima entre o artista e a emissora segue de respeito mútuo. Lázaro ainda poderá ser visto no ar por um longo tempo: ele está na próxima temporada de Sob Pressão e poderá ser visto também na segunda temporada de Aruanas. Pela Globo Filmes, o ator lança ainda em breve “Silêncio da Chuva” e “Medida Provisória”, além do infantil DPA Detetives do Prédio Azul.
Ao longo da carreira, Lázaro teve diversos personagem memoráveis na TV Globo, desde a primeira aparição na emissora, na série Sexo Frágil (2003). Com o personagem Foguinho, da novela Cobras & Lagartos (2006), ganhou o imaginário nacional e foi indicado a um prêmio Emmy Internacional de melhor ator. Na galeria de trabalhos de sucesso, estão Duas Caras (2007), que foi premiada com o Emmy de melhor novela do Brasil, Insensato Coração (2011) e Lado a Lado (2012).
Nos últimos anos, Lázaro Ramos ganhou uma série para chamar de sua: Mr. Brau, exibida em quatro temporadas entre 2015 e 2018. A produção se firmou como um dos marcos do empoderamento negro no Brasil, e foi mencionada em jornais em todo o mundo, com destaque para o britânico The Guardian. Além de apresentar o semanal Espelho desde 2006, o artista também já teve um programa na Rede Globo, o Lazinho com Você (2017).
Os últimos trabalhos de Lázaro Ramos na Globo foram os especiais Falas Negras, em que atuou como diretor, e Amor e Sorte (2020).