O WhatsApp incluiu em sua última atualização beta — versão de testes antes da liberação ao público em geral — a função de envio de mensagens que se apagam automaticamente após um tempo determinado. A opção é ideal para conversas com conteúdos sensíveis, mas, segundo o site WABetaInfo, existem algumas restrições.
A ferramenta funciona apenas em grupos, e deve ser selecionada para todas as mensagens trocadas, não para mensagens individuais. Isso também pode desafogar o aplicativo, reduzindo o consumo de espaço de armazenamento nos smartphones. Outra limitação está nas opções de tempo: cinco segundos ou uma hora.
A novidade foi encontrada na versão 2.19.275, lançada nesta terça-feira, apenas para testadores cadastrados. Ainda não existem informações de quando e se o recurso será liberado ao público, nem se a ferramenta sofrerá alterações.
As mensagens que se apagam automaticamente estão sendo introduzidas em outras plataformas, como uma medida para aumentar a privacidade dos usuários. O aplicativo de mensagens Telegram, rival do WhatsApp, já adotou medida semelhante. Até o mesmo o Gmail possui função semelhante.
E a medida também está em linha com o que vem acontecendo com o próprio WhatsApp. O aplicativo liberou a possibilidade de apagar mensagens enviadas. Inicialmente, a operação podia ser feita apenas até sete minutos após o envio, mas o período foi aumentado para uma hora, oito minutos e dezesseis segundos.