RN vai receber 7.729 kits de teste rápido para coronavírus, diz Ministério da Saúde

Testes rápidos prometem resultados em 15 minutos. Lote deverá chegar ao RN nas primeiras semanas de abril.

Por Bruno Vital, G1 RN

0
518
Carga de testes rápidos que chegou ao Brasil — Foto: Ministério da Saúde/Divulgação
Carga de testes rápidos que chegou ao Brasil — Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

O Rio Grande do Norte vai receber 7.729 testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19). Os kits fazem parte do primeiro lote com 500 mil testes, que serão distribuídos em todo o Brasil a partir desta quinta-feira (2).

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) ainda não sabe quando o material chegará ao RN, mas a previsão é de que isso aconteça nas primeiras semanas de abril. A distribuição dos testes por estado também foi divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Os testes rápidos produzidos pela empresa chinesa Wondfo possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e permitem um resultado em apenas 15 minutos. A primeira remessa com as 500 mil unidades chegou ao Brasil na segunda-feira (30). Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde.

“Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas. Ele serve apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Vai mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença”, explicou em nota o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

De acordo com o Ministério da Saúde, o restante dos testes rápidos doados pela Vale (4,5 milhões) deve chegar ao Brasil ainda no mês de abril. A previsão é de entrega de 1 milhão de testes por semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui