Novo reitor da UFRN é empossado em cerimônia no Ministério da Educação

José Daniel Diniz Melo assumiu cargo nesta terça-feira (28) em solenidade com presença do ministro da educação Abraham Wintraub, em Brasília. Mandato vai até 2023.

0
408
José Daniel Diniz Melo foi empossado em solenidade ao lado do ministro da educação, Abraham Weintraub — Foto: Divulgação
Por G1 RN — Rio Grande do Norte

José Daniel Diniz Melo foi empossado reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta terça-feira (28). A solenidade aconteceu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e contou com a presença do ministro da educação, Abraham Wintraub, e da ex-reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz. O mandato é até 2023.

Em uma das sua primeiras ações como reitor, José Daniel Diniz irá empossar na sexta-feira (31) o vice-reitor Henio Ferreira de Miranda, em cerimônia no auditório da reitoria Otto de Brito Guerra. A solenidade também dará posse a novos membros da administração central da UFRN.

Na sua posse nesta terça-feira (28), o novo reitor pontuou que a UFRN desempenha um papel que atua no crescimento do Rio Grande do Norte “seja no fomento da educação composta de crescimento intelectual e senso crítico, seja na formação de licenciados que atuam em outros níveis educacionais, seja na formação de quadros para a atuação em sua vida político-administrativa, seja no aprimoramento e na difusão da cultura e das artes ou seja, afinal, no permanente diálogo mantido com a sociedade”.

O novo reitor também acredita que a UFRN tenha conquistado avanços recentes, como o convênio com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o desenvolvimento de sistemas integrados de gestão, que hoje atendem a mais de 30 universidades, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e da Controladoria Geral da União (CGU).

osé Daniel Diniz Melo foi vice-reitor na gestão 2015-2019, que marcou o segundo mandato de Ângela Maria Paiva Cruz no cargo principal. Antes, ela havia sido eleita também para o cargo de 2011 a 2015 e foi vice-reitora entre 2007 e 2011. “A administração (anterior) nos deixa um acervo de realizações capaz de justificar a ação universitária em qualquer latitude”, disse o novo reitor.

Conheça

José Daniel Diniz Melo (reitor)

Bacharel em Engenharia Mecânica e Engenharia Civil, Daniel Diniz é professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da UFRN desde 1996. Ele possui doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual do Colorado (EUA) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Maine (EUA). Fez estágio de pós-doutorado no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica da Universidade de Stanford (EUA), de onde é professor visitante desde 2008. Na UFRN, Daniel Diniz foi chefe do Departamento de Engenharia de Materiais, entre os anos de 2004 e 2011, e diretor do Centro de Tecnologia, de 2011 a 2015. Foi vice-reitor da UFRN na segunda gestão da reitora Ângela Maria Paiva Cruz, de 2015 a 2019.

Henio Ferreira de Miranda (vice-reitor)

Graduado em Educação Física, Henio Miranda é professor adjunto IV do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1978. Possui especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Ciências da Saúde pela UFRN. Atua como auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária. Ele foi vice-coordenador dos campi avançados, coordenador e chefe do Departamento de Educação Física, vice-diretor e diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Veja também

Auxílio Emergencial Blog Ceará-Mirim Bolsonaro Brasil Ceará-Mirim Ceará-Mirim Notícias Concurso Público Coronavírus Covid-19 Câmara dos Deputados diversos economia educação Eleições 2020 Eleições 2022 esportes Fátima Bezerra Governo do RN Governo Federal Governo Fátima Internacional Jair Bolsonaro João Câmara Justiça Júlio César Lula Mossoró Natal Parnamirim Polícia Civil Política política rn Prefeitura de Ceará-Mirim PT Rio Grande do Norte rN Saúde Segurança Senado SESAP STF Sérgio Moro Violência Violência contra mulher Zenaide Senadora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui