Se você perambulou pelas redes sociais neste final de semana, certamente se deparou com alguma foto do modelo alemão Leon Dame no desfile da Maison Margiela. O caminhar mal-encarado e expressivo que fechou a apresentação da grife francesa viralizou na internet na mesma proporção que o renascimento do vestido Versace de Jennifer Lopez em Milão, consagrando o momento como o ápice do Paris Fashion Week até agora.
Vem saber mais sobre o catwalk que roubou a cena na Semana de Moda de Paris comigo!
Em um dia com Lanvin, Mugler e Dries van Noten na programação do Paris Fashion Week, a nova coleção da Maison Margiela, inspirada na Velha Europa, poderia ter passado despercebida na última quarta-feira (25/09/2019). No entanto, ao final da apresentação idealizada pelo diretor criativo John Galliano, o modelo Leon Dame fez uma entrada um tanto peculiar.
Vestido com um casaco estilo marinheiro e saltos altos, o alemão apostou em um andar diferenciado, marcado por fortes passadas desajeitadas e expressões que dariam medo a qualquer fã de filmes de terror.
Ele, desafiadoramente, desceu a passarela em ziguezague, quase galopando em alguns momentos. Um outro modelo passa com certa intensidade, mas o nível de comprometimento, com certeza, não é o mesmo. Parecia que Leon poderia tropeçar a qualquer momento, mas, na mesma maestria que seu trote foi executado, o controle foi igualmente sentido.
À medida que a caminhada de Dame domivana o Twitter, ficou claro que algo icônico acabara de ser presenciado. Alguns adotaram a marcha não ortodoxa como inovadora, enquanto outros criticaram o ato, porém, o “follow” que a cantora Rihanna deu no perfil do modelo tirou qualquer dúvida a respeito de seu andar revolucionário. Se a dona da Savage x Fenty aprovou, por que os “meros mortais” não fariam o mesmo?
Com o caminhar estranho, poderíamos imaginar que o profissional em questão não está afeiçoado às regras básicas de catwalk, como gesticulação simétrica e postura exímia, mas não é bem assim.
Aos 20 anos, Dame é figura corriqueira nas semanas de moda internacionais desde 2015, quando desfilou a primavera/verão 2016 da Sacai. Além da label japonesa, ele esteve presente nos castings de etiquetas como Gucci, Alexander McQueen, Valentino, Burberry e Bottega Veneta.
Fora das passarelas, o estudante se dedica à música, mais especificamente aos difíceis sopros dos saxofones. Logo, é de se imaginar que disciplina não seja um problema para o profissional. Sendo assim, qual é a origem do caminhar rebelde do alemão?
O nome responsável pelo momento é o diretor de movimento Pat Boguslawski. Ao lado de nomes como FKA Twigs, Victoria Beckham, Tilda Swinton, Kim Kardashian, Tommy Hilfiger, Off-White, Versace, Issey Miyake, Fendi e Hugo Boss, o dançarino criou rotinas memoráveis em sua carreira.
À Vogue Paris, o coreógrafo disse que a performance de Dame não foi apenas um desfile, mas um show. “Comecei a rir quando John Galliano o selecionou, porque sabia que seria um arraso. Porém, eu não estava esperando essa grande repercussão. Ver esse tipo de feedback é incrível e me deixa muito feliz”, disse.
O número de modelos que investem em andados e poses com mais personalidade tem crescido nas semanas de moda. Será que veremos mais atitudes como a de Leon Dame nas próximas temporadas? Vamos ficar de olho!
Colaborou Danillo Costa