Instituto Metrópole Digital da UFRN abre 600 vagas para cursos técnicos

Inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (7) e custam R$ 30. Oportunidades são para Eletrônica, Informática para Internet e Rede de Computadores.

Por G1 RN

0
780
Sede do Instituto Metrópole Digital (IMD), na UFRN — Foto: José Júnior/IMD
Sede do Instituto Metrópole Digital (IMD), na UFRN — Foto: José Júnior/IMD

O Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lançou edital com 600 vagas para os cursos técnicos em Tecnologia da Informação nas turmas de 2020. As inscrições vão ser abertas na próxima segunda-feira (7) e custam R$ 30 – há, no edital (clique AQUI), a possibilidade de isenção dessa taxa.

As provas vão ocorrer no dia 24 de novembro e são abertas para toda a comunidade, não sendo obrigatório ser aluno da UFRN. No entanto, é preciso ter concluído o ensino fundamental. As vagas são apenas para Natal.

As inscrições vão ficar abertas até o dia 30 de outubro e são feitas online – o formulário será disponibilizado no site da Comperve. A taxa de inscrição pode ser paga até o dia 1º de novembro.

Segundo o IMD, das 600 vagas oferecidas na seleção, 70% são destinadas a pessoas que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Desses 70%, metade é reservada para candidatos cujas famílias contam com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Cursos técnicos

Os cursos oferecidos pelo IMD para as turmas de 2020 são três: Eletrônica, Informática para Internet e Rede de Computadores. Elas fazem parte da modalidade semipresencial, que conta com Ensino a Distância (EAD) e encontros presenciais semanais.

O aluno é acompanhado por profissionais do IMD durante todo o curso. Eles são responsáveis por conduzir as atividades pedagógicas e oferecer conteúdos de maneira flexível e direcionada, online e presencial.

O coordenador do programa, professor Marcel Oliveira, diz que uma das principais portas de entrada no IMD são os cursos técnicos. Ele lembra inclusive que o Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) reserva parte de suas vagas residuais para uma seleção específica com quem está concluindo a formação técnica. “Esses vão sair daqui com uma formação bastante consolidada em TI”, considera o professor.

Provas

As provas serão aplicadas em Natal, Caicó, Macaíba, Santa Cruz e Currais Novos. Os candidatos receberão o endereço exato de aplicação dos exames no dia 19 de novembro.

Os testes serão compostos por 40 questões de múltipla escolha e vão avaliar conhecimentos em “Cidadania Digital e Colaboração Global”, “Pesquisa, Gerenciamento de Informações e Comunicação”, “Pensamento Crítico, Flexível e Inovador” e “Resolução de Problemas e Pensamento Computacional”.

Cada tema contará com 10 perguntas e o tempo máximo para a execução da prova é de três horas e meia. O acesso à sala onde se realizará o exame estará aberto das 13h20 às 14h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui