Sem missa dos santos óleos, ou lava pés: Coronavírus faz Igreja Católica adaptar celebrações da Semana Santa no RN

Missas serão em igrejas com portas fechadas e transmitidas pela Internet. Orações devem incluir pedido para que 'logo se encontre a cura para a Covid-19'.

Por G1 RN

0
377
Dom Jaime Vieira Rocha abre celebrações de Páscoa no RN pela internet — Foto: Igor Jácome/G1
Dom Jaime Vieira Rocha abre celebrações de Páscoa no RN pela internet — Foto: Igor Jácome/G1

Com portas fechadas, sem a presença dos fiéis e alguns se seus principais ritos, a Igreja Católica começa a celebração da Semana Santa neste domingo (5) no Rio Grande do Norte. Por causa da pandemia do novo coronavírus – Covid-19 – os fiéis poderão acompanhar as missas apenas pela internet, rádio e outros meios de comunicação.

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, publicou uma série de adaptações recomendadas ao párocos. Entre elas, a suspensão ou adiamento de alguns ritos, como o Lava Pés e os Santos Óleos. As procissões também estão suspensas. Confira os horários das celebrações transmitidas pela internet aqui.

Dom Jaime abriu, oficialmente, a Semana Santa na Arquidiocese de Natal, na manhã deste domingo (5), direto da Catedral Metropolitana. A celebração, ao vivo, foi transmitida por 28 emissoras de rádio, espalhadas pela capital e do interior.

“Como a data da Páscoa não pode ser transferida e considerando os decretos publicados anteriormente, restringindo os encontros e movimentos de pessoas, os ritos da Semana Santa serão celebrados apenas na igreja Catedral e na igreja matriz de cada Paróquia e/ou Área Pastoral, sem a participação do povo, a portas fechadas, com a presença de uma restrita equipe celebrativa de apoio”, recomendou.

Ainda conforme o arcebispo, as celebrações devem ser transmitidas ao vivo, não por meio de gravação, pelos meios eletrônicos de comunicação. Os fiéis também devem ser informados sobre o horário de início, “para que possam se unir em oração em suas casas”

Missa crismal – A Missa do Crisma ou dos Santos Óleos, que geralmente ocorre na quinta-feira, será adiada. “A nova data será fixada e informada tão logo seja superado o tempo de pandemia”, informou o arcebispo.

Na quinta, será concedido a todos os sacerdotes a faculdade de celebrar, em qualquer lugar adequado, a missa sem o povo. “O lava-pés seja omitido. No término da Missa, omite-se a procissão e o Santíssimo Sacramento seja conservado no sacrário”. Os sacerdotes que não tiverem possibilidade de celebrar a Missa, rezarão as Vésperas.

Na Sexta-feira Santa, na Catedral e nas igrejas matrizes, o Bispo e o pároco, respectivamente, devem celebrar a Paixão do Senhor. “O rito de Adoração da Cruz, mediante o beijo, seja restrito ao presidente da celebração”, determinou. À oração universal, deverá ser acrescentada uma nova intenção:

“Oremos por todas as vítimas do novo coronavírus, sobretudo os mais vulneráveis, afim de que sejam livres de suas consequências, sejam consolados os que perderam seus entes queridos e logo se encontre a cura para a COVID-19. Deus eterno e todo-poderoso, autor da vida, ouvi as súplicas de vosso povo que implora o fim dessa nefasta pandemia. Protegei os mais vulneráveis, especialmente os idosos; sejam eles amparados por seus familiares e assistidos pelo Sistema de Saúde. Abençoai os esforços para encontrar a cura e uni, pelos laços da solidariedade, a humanidade inteira. Por Cristo, nosso Senhor”.

A Vigília Pascal também será celebrada apenas na Catedral e nas igrejas matrizes. No início da Vigília ou Celebração da Luz, será omitido o acender e a bênção do fogo. “O círio, já preparado antecipadamente, seja aceso de modo simples; omita-se a procissão e entoe-se o precônio pascal. Para a Liturgia batismal, apenas se renovam as promessas batismais”

“Os membros das casas religiosas e mosteiros, com espírito de íntima união aos Mistérios de Cristo, procurem acompanhar todas as celebrações através dos meios de comunicação e da recitação da Liturgia das Horas”, recomendou, por fim, o arcebispo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui