Durante este final de semana o Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) registrou cinco autos de constatação e a apreensão de um veículo utilizado como paredão de som, além de um equipamento de som automotivo. As intervenções ocorreram nos bairros das Quintas, Felipe Camarão e Nova Descoberta.
Nas primeiras horas da manhã deste domingo (19), um equipamento de som automotivo foi apreendido dentro de um Fiat Pálio na feira livre de Nova Descoberta. O responsável pelo paredão foi notificado pelos guardas municipais. “As viaturas do Gaam estão 24h nas ruas fazendo esse trabalho de combate a pertubação do sossego e utilização ilegal de paredões de som”, ressaltou o coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz.
Em outra ocorrência, um Fiat Uno foi apreendido pela guarnição e levado ao pátio de veículos do Detran, na Cidade da Esperança, zona Oeste da capital. Nesse caso, quando a viatura da GMN chegou ao local, os responsáveis pelo paredão baixaram a tampa do equipamento de som e em seguida, abandonaram o carro. Os guardas identificaram que o veículo estava com mais de R$ 3 mil em multas de trânsito atrasadas, além de cinco anos sem licenciamento e IPVA em débito. Policiais do Comando de Policiamento de Trânsito (CPRE) foram acionados e o veículo, apreendido.
Os cinco veículos notificados pelos guardas municipais foram uma caminhonete modelo Amarok (Rua dos Paiatis, Quintas), uma Pagero (Rua Padre Raimundo Brasil, Nova Descoberta), um Fiat Uno (Rua Santa Maria Goreth, Felipe Camarão) e dois Fiat Pálio (Travessa Todos os Santos, Felipe Camarão e Rua Cel. Auris Coelho, Nova Descoberta).
Crime
A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Mônica Santos, lembrou que no caso dos paredões de som, além de Lei Federal que prevê crime ambiental, o artigo 3º da Lei municipal nº 6.246, sancionada em 20 de maio de 2011 em Natal, versa sobre a proibição do funcionamento dos paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos do município de Natal e define “paredão de som” como “todo e qualquer equipamento de som automotivo rebocado, instalado ou acoplado nos porta-malas ou sobre a carroceria dos veículos”.
O cidadão pode denunciar o uso irregular de paredões de som ligando para o telefone 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as viaturas do Grupamento de Ação Ambiental da GMN serão acionadas para averiguar a denúncia. A denúncia pode ser feita também pelo 181 (Disk Denúncia- Polícia Civil) ou 3616-9829 (Ouvidoria da Semurb).