Governadora entrega trator a beneficiários do Governo Cidadão

0
471
Entrega aconteceu durante visita ao 15º Encontro Nordestino de Leite e Derivados
Entrega aconteceu durante visita ao 15º Encontro Nordestino de Leite e Derivados

Durante a programação do XV Enel – Encontro Nordestino de Leite e Derivados, os agricultores familiares da Associação dos Trabalhadores do Assentamento Nova Vida II, do município de Maxaranguape, receberam um trator – com carroça e grade aradora – das mãos da governadora Fátima Bezerra. O equipamento vai ajudar no cultivo de frutas das dez famílias da comunidade situada no território Mato Grande. A entrega aconteceu nesta quarta-feira (7), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, por meio do edital de apoio à Fruticultura Irrigada com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

“É uma alegria sem tamanho entregar essas chaves porque eu sei o quanto este trator fará diferença na produção da comunidade. E isso não se reflete apenas na vida das famílias que fazem parte dos beneficiários, mas de todo município, gerando emprego e renda com o fortalecimento da agricultura familiar, além de garantir soberania alimentar aos envolvidos”, comemorou Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador, Antenor Roberto, do secretário Guilherme Saldanha (Sape), da gerente executiva do Governo Cidadão, Ana Guedes, e do diretor da Emparn, Rodrigo Maranhão.

Aurino Batista, presidente da associação, agradeceu à chefe do Executivo estadual explicando que o grupo foi criado com o objetivo de organizar os agricultores familiares do assentamento, com foco na potencialização da produção, mas que com os benefícios que vem recebendo através do Governo do RN, a meta foi além, para expandir cada vez mais o mercado e entrar em grandes comércios, além de programas como o PNAE, que vende alimentos para escolas.

“Há anos trabalhamos com a cultura de frutas, principalmente o caju de sequeiro. Só que a gente carecia de uma estrutura de irrigação que nos fizesse crescer e diversificar o tipo de fruta. Agora, com o sistema que conseguimos através do projeto, vamos aumentar a produção que ainda é muito pequena, e com o trator, o céu é o limite”, disse Aurino, referindo-se aos mais de R$ 450 mil aplicados na perfuração de poço, nas instalações e tubulações que vão possibilitar a irrigação de 10 hectares de frutíferas variadas (manga, banana, graviola e acerola), bem como a obra do local para lavagem, classificação e embalagem das frutas (Packing house).

Após a entrega, a governadora continuou seu tour pelo Espaço Gastronômico, onde aconteceu o concurso de queijos durante todo o evento; seguindo para o Dia de Campo, da Emater e Emparn; para o Vacaton, que trouxe soluções inovadoras, por meio do Sebrae RN, finalizando na arena de palestras e na queijeira artesanal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui