
A música “Em dezembro de 81”, inspirada no sucesso “Primeiros erros”, tem embalado a campanha do Flamengo na Copa Libertadores deste ano. Na quarta-feira, horas antes do primeiro confronto contra o Grêmio, um vídeo em que um garotinho toca uma versão para este canto da torcida viralizou nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens (veja acima). O GloboEsporte.com, então, caiu em campo e encontrou Victor Alessandro, de 12 anos, que mora na pequena Jucurutu, cidade que fica a 262 km de Natal, no interior do Rio Grande do Norte. Ele é cantor e, além do talento para o cavaquinho que mostra no vídeo, também toca violão.
O vídeo inicialmente foi postado pelo amigo Anderlanio Vieira, que mora em Jucurutu.
– Sou sócio torcedor do Flamengo há três anos. Ele fez o vídeo com o primo dele e pedi para postar no meu Twitter. Marquei uma galera que conheço do Rio, começou a repercutir e o vídeo se espalhou pelo Brasil – falou.
Não importa onde.
— Fábio Justino (@fabiojusttino) October 2, 2019
Não importa o sotaque.
Só uma coisa importa:
“Seu povo pede o mundo de novo”
Segure as lágrimas! pic.twitter.com/F2Jxf1nh1y
O cantor Ivo Meirelles, por exemplo, reproduziu o vídeo em seu Instagram.
Victor Alessandro não esperava tamanha repercussão, mas comemora porque o vídeo está “bombando”. O garoto é fã do lateral-direito Rafinha, que, por coincidência, também toca cavaquinho.
– Meu sonho é ir ao Rio de Janeiro, conhecer o Maracanã, conhecer todos os jogadores do Flamengo, inclusive o Rafinha – falou Victor.
Em Dezembro de 81
A torcida do Flamengo canta “Em Dezembro de 81” desde 2017. O GloboEsporte.com havia contado a história desta versão em 2018. A letra é de Eric Barceleiro, que buscou inspiração no Mundial e no desejo da torcida por reviver esse momento. A canção surgiu em 2010, mas só explodiu nas arquibancadas sete anos depois. E, agora, em 2019, pode ficar marcada para sempre caso o Flamengo conquiste a Libertadores e volte a disputar um Mundial.
A música é uma versão de “Primeiros erros”, composta por Kiko Zambianchi e regravada pela banda Capital Inicial. Faz menção ao título mundial de 1981, conquistado com uma vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool.
Confira a letra:
“Em dezembro de 81
Botou os ingleses na roda
3 a 0 no Liverpool
Ficou marcado na história
E no Rio não tem outro igual
Só o Flamengo é campeão mundial
E agora seu povo
Pede o mundo de novo
Dá-lhe dá-lhe dá-lhe Mengo
Pra cima deles, Flamengo
Dá-lhe dá-lhe dá-lhe Mengo
Pra cima deles Flamengo”