Victor da Mata
As eleições para escolha de vereadores (as) e prefeitos (as) ainda demoram um ano e quatro meses, mas as articulações no município de Pureza, situado na região do Mato Grande, já começaram. Até o momento pelo menos 5 nomes podem se colocar na disputa pela cadeira do Poder Executivo local.
O prefeito Neto Moura, que se elegeu pelo PRP, tem feito uma gestão considerada boa pela população purezense. Atualmente filiado ao PSDB, Neto não poderá ser candidato a reeleição. Isso por que, segundo informações, ele está inelegível por ter contas de gestões anteriores desaprovadas. Neto Moura deverá lançar como candidato um dos seus secretários.
Outro político local que pretende disputar o cargo de prefeito é Ricardo Brito (PRB). Ele foi candidato a prefeitura em 2016 pelo PTB, obtendo 1.662 votos, ficando em terceiro lugar na disputa. Porém, surgem boatos que Ricardo também estaria inelegível. Se isso for verdade, o grupo político do qual faz parte deverá substituí-lo pelo ex-vereador Gerson dos Santos, que pode contar com o apoio do ex-candidato e deputado estadual, Delegado Peixoto.
Ligado ao PSD do ex-governador Robinson Farias, o secretário municipal de administração, Rivailton Santana, também deseja chegar ao Palácio Onofre Soares. Ele contribuiu com a desastrosa administração da ex-prefeita do petista, Maria do Sindicato. Rivailton foi candidato a vice-prefeito na chapa de Ricardo Brito em 2016.
A novidade em Pureza é a candidatura do empresário Alberto Sobral. Natural do município de Ceará-Mirim, Alberto já foi diretor da Câmara Municipal daquela cidade, quando era aliado do atual presidente Ronaldo Venâncio (PV). Recentemente se filiou ao Psol e conta com o apoio do deputado estadual Sandro Pimentel. Alberto Sobral esteve por muito tempo ligado ao ex-deputado estadual José Adécio e fez campanha pra Bolsonaro e Carlos Eduardo em 2018.
Outra novidade que surgiu na opinião popular é a boa aceitação do nome da servidora pública Josélia Peixoto, ainda sem partido. Josélia trabalha no Correios e é filha do ex-vereador ceará-mirinense José Bonifácio Peixoto (in memoriam). Ela pode contar também com o apoio do Delegado Peixoto.
Diante desse quadro, os eleitores de Pureza deverão manter a tradição de não reeleger ninguém para o cargo de prefeito. Resta saber quem será a pessoa escolhida nas urnas.
- PESQUISA CONSULT/ BG/ CEARÁ-MIRIM/ EXPECTATIVA: 77% acreditam na vitória de Antônio Henrique
- Em Ceará-Mirim, multidão prestigia a oficialização da candidatura de Antônio Henrique e professora Margareth
- Francisco Navegantes deixa cargo de Coordenador de Operações do DETRAN e lança pré-candidatura a vereador de Ceará-Mirim pelo PSD
- Avião arremete após colisão de outra aeronave com pássaro no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de SP
- Operação apreende 614 celulares em presídios do país; vídeos mostram aparelhos escondidos