A Bombril foi acusada de racismo nas redes sociais devido à promoção da esponja de aço “Krespinha”. A empresa de produtos de limpeza se desculpou nesta 4ª feira (17.jun.2020) e disse que vai retirar o produto do portfólio.
No site da empresa, a esponja era indicada para “limpeza pesada” e foi alvo de fortes críticas por ser uma associação pejorativa ao cabelo de pessoas negras. A hashtag #BombrilRacista esteve entre os tópicos mais comentados do Twitter.
Em nota, a empresa afirmou que a esponja integra os produtos da marca desde 1950, mas será retirada do portfólio. “A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje, a marca Krespinha do seu portfólio de produtos. Diferentemente do que foi divulgado, não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto. A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade. Mesmo sem intenção de ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade.” Eis a íntegra do comunicado:
#BombrilRacista
A hashtag reuniu manifestações de usuários nas redes sociais desde a noite de 3ª feira (16.jun). As postagens carregavam críticas a conotações racistas ligadas ao mercado de produtos de limpeza no Brasil, dentre eles, a esponja “Krespinha” da Bombril. Na manhã desta 4ª feira (17.jun), o produto já não aparecia mais no site oficial da Bombril.