Por Heloisa Caixeta | Metrópoles
Um asteroide com 340m de diâmetro e que pesa 55 milhões de toneladas está a caminho da Terra. Quem afirma é a Nasa. Identificado como FT3, o objeto rochoso se aproximará do nosso planeta em 3 de outubro deste ano. Com altíssimo poder destrutivo, o asteroide passará perto da Terra 165 vezes entre 2019 e 2116.
De acordo com a Agência Espacial, o risco de cataclismo é baixo, mas caso o asteroide saia de sua rota e entre no planeta, sua força destrutiva será igual a 2.700 megaton. Para efeitos de comparação, a bomba de Hiroshima, no Japão, tinha entre 13 e 18 quiloton.
O corpo cósmico foi visto pela primeira vez em 20 de março de 2007. Desde então, a Nasa acompanha de perto o percurso do asteroide. A trajetória dele foi confirmada após 14 observações.
Com o tempo será possível determinar se as possibilidades de colisão irão aumentar ou diminuir. Caso entrasse na atmosfera terrestre, o FT3 ganharia uma velocidade de 45,5 mil km/h. Segundo a agência, há 99.9999908% de chances de ele não acertar a Terra. Ou seja: se o corpo cósmico seguir a rota, nada acontecerá. Vamos torcer.
- Chuva causa transtornos em Natal: quedas de árvores, alagamentos e cratera no Tirol
- Ministério Público de São Paulo autoriza pagamento de até R$ 1 milhão a promotores por trabalho extra
- Inmet emite alerta vermelho de chuvas intensas para Natal e mais 36 cidades; prefeito de Ceará-Mirim realiza ações preventivas
- Turistas estrangeiros são assaltados dentro de casa em Natal; criminosos até levaram bolo de aniversário
- MP denuncia prefeito, vice e ex-prefeito de Natal por abuso de poder político