O engenheiro civil, Herbert Dantas Júnior é o nome do Partido dos Trabalhadores – PT para disputar a Prefeitura de Ceará-Mirim. O lançamento da pré-candidatura ocorreu durante um evento de comemoração de aniversário de 40 anos, realizado ontem, dia 15, na Praça de Vagos, no conjunto da COHAB.
Na ocasião também foram apresentadas algumas pré-candidaturas ao cargo de vereador e vereadora. O evento contou com apresentações culturais e participação de representantes dos mandatos estaduais e federais do PT/RN. O engenheiro civil, Herbert Júnior, já foi secretário municipal de agricultura em Ceará-Mirim, durante a administração do ex-prefeito Peixoto.
A partir de agora, o PT vai iniciar uma série de conversas com outros partidos em Ceará-Mirim com o objetivo de buscar alianças e definir o companheiro ou companheira de chapa, baseado na resolução aprovada durante a reunião da Executiva Nacional do partido, no último dia 07 de fevereiro, no Rio de janeiro.
No documento o PT definiu que “Coerente com esta Resolução, o PT define como centro estratégico eleitoral a construção de alianças com PCdoB, PSOL, PDT, PSB, Rede, PCO e UP”. Ou seja, essas são as legendas que serão priorizadas para construção de alianças eleitorais.
Por outro lado, a mesma resolução veta aliança com alguns partidos. “Onde o PT encabeça a chapa, composições com partidos para além deste espectro poderão ser autorizadas pelo Diretório Estadual. Nas situações em que o PT não encabeça a chapa e o candidato seja de um partido que não integre o espectro citado acima, somente serão permitidas alianças táticas e pontuais se autorizadas pelo Diretório Estadual, desde que candidato (a) tenha compromisso expresso com a oposição a Bolsonaro e suas políticas e não tenha práticas de hostilidade ao PT e aos presidentes Lula e Dilma. O PT Nacional decide que não ocorram alianças com os partidos que sustentam o projeto ultraneoliberal (DEM, PSDB) e veta qualquer aliança com aqueles que representam o extremismo de direita em nosso país”.
Diante dessa resolução o PT de Ceará-Mirim dificilmente fará alianças com o PSDB, DEM, PRTB, PSL, Patriota e MDB. Caso isso realmente ocorra, o leque de articulação política e eleitoral fique bastante restrito.