Ceará-Mirim

WhatsApp testa função de mensagens autodestrutivas em grupos

WhatsApp Beta ganha função para facilitar limpeza de mensagens em grupos — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

WhatsApp Beta ganha função para facilitar limpeza de mensagens em grupos — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

WhatsApp Beta passou a exibir, na atualização liberada na última semana para iPhone (iOS), o recurso “Apagar mensagens” (delete messages) para grupos do mensageiro. A função tem sido testada pelo aplicativo desde outubro e adotou diferentes nomes durante o desenvolvimento, como “Mensagens que desaparecem” (disappearing messages). O site especializado WABetaInfo anunciou nesta quinta-feira (26), após investigação sobre os últimos updates da versão beta do mensageiro, que o recurso deve ter como objetivo facilitar a limpeza automática de grandes quantidades de mensagens em grupos do WhatsApp.

A função para apagar mensagens automaticamente após determinado período de tempo surgiu pela primeira vez na versão beta do WhatsApp para celulares Android em outubro. Inicialmente chamado “Mensagens que desaparecem” (disappearing messages), o recurso estava disponível tanto para conversas coletivas quanto privadas, o que provocou a especulação de que o mensageiro estava elaborando uma espécie de “chat secreto”, função do rival Telegram.

Em atualizações seguintes do WhatsApp Beta para iPhone e celulares Android, a função mudou de nome e virou “Apagar mensagens” (delete messages) e ganhou mais opções de tempo para deletar automaticamente as mensagens do app. Usuários poderiam, então, escolher entre apagá-las a cada hora, dia, semana, mês ou ano.

Os updates de números 2.20.10.23 e 2.20.10.24 do WhatsApp Beta para iPhone seguiram a mudança de nome que aconteceu na versão para Android e removeram a função “Apagar mensagens” de conversas privadas, o que significa que o recurso está disponível apenas para grupos no WhatsApp.

Segundo investigações do site WABetaInfo, a função “Apagar mensagens” foi elaborada pelo WhatsApp com o objetivo de facilitar a limpeza de memória em conversas coletivas. Como grupos costumam acumular muitas mensagens rapidamente, a proposta da ferramenta seria deletar automaticamente dentro de um determinado período (definido pelo usuário) o conteúdo do chat. Assim, o WhatsApp não seguiu os chats secretos do Telegram, já que o recurso do rival é focado em fornecer mais privacidade para conversas de usuários.

Sair da versão mobile