O WhatsApp Pay, ou seja, transferência de dinheiro e pagamentos pelo aplicativo de mensagem, está funcionando no Brasil desde o início do mês. Mas afinal como realizar a transferências pelo WhatsApp? WhatsApp Pay é seguro? Como não cair em golpes? Se você tem essas ou outras dúvidas leia o artigo até o final e fique por dentro da nova funcionalidade.
Todos já podem utilizar o WhatsApp Pay?
A funcionalidade ainda não está disponível para todos os usuários no país, mas será liberada nas próximas semanas “gradualmente”. Explicou a empresa em seu lançamento, em pouco mais de 10 dias.
Para saber se você é um dos usuários com a transferência de dinheiro pelo WhatsApp liberada, você deve atualizar o aplicativo.
“Vamos começar devagar, uma pequena porcentagem das pessoas vai ver o recurso e quem enviar dinheiro automaticamente vai convidar amigos e familiares para usá-lo também”, explicou Matt Idema, chefe de operações do aplicativo.
Como realizar a transferências pelo WhatsApp: passo a passo
- Primeiro encontre o ícone de “clipe de papel” (Android) ou “+” (iPhone) no campo de mensagens
- Selecione a opção “pagamento”
- Coloque o valor que deseja transferir; é possível colocar uma mensagem, mas não é obrigatório;
- Selecione “pagar” e insira senha do Facebook Pay;
- O usuário deve receber uma mensagem e optar por aceitar a transferência;
- Pronto, logo o dinheiro cairá para conta selecionada.
Utilização da transferência pela primeira vez
Para realizar uma transferência pelo WhatsApp pela primeira vez será necessário:
- Cadastrar uma senha para o Facebook Pay;
- Incluir um cartão de débito ou pré-pago, conforme regras acima;
- Confirmar o seu cadastro;
Outra regra importante é que é necessário ter um número do Brasil e por enquanto a transferência só está disponível em reais. Para transferência pelo WhatsApp no Brasil, moedas de outros países não estão autorizadas por enquanto.
WhatsApp Pay é seguro?
Em comunicado, a empresa garantiu que o WhatsApp Pay é seguro e que diversas medidas foram tomadas para garantia dos usuários.
“As transferências e pagamentos são protegidos por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis”, afirmou.
“Todas as vezes que algum dinheiro é enviado, é preciso autenticar a transação com uma senha ou com segurança biométrica do celular [impressão digital ou reconhecimento facial]”, completou.
Dicas para não cair em golpes
1 – Realize a verificação em duas etapas do WhatsApp. Veja aqui como fazer.
2 – Apesar de parecer mais seguro o cadastramento da digital no aparelho, isto também pode ser um risco. Escolha uma sequência numérica, já que caso seu celular seja roubado ou furtado com a tela aberto o criminoso poderá trocar a digital e ter acesso total ao seu dispositivo, incluindo o WhatsApp Pay.
3 – Não informe em hipótese alguma o seu código de segurança do WhatsApp e seus números do cartão. Toda a configuração é feita diretamente no WhatsApp Pay.
4 – Se você for furtado, roubado ou perde o seu celular, a recomendação é instalar imediatamente o seu WhatsApp em outro dispositivo. Isso fará com o que o WhatsApp Pay seja desconectado do aparelho anterior.
5 – Desconfie de mensagens de sorteio inesperados ou prêmios. O criminoso pode se aproveitar dos problemas nas finanças das pessoas e conseguir dados importantes que habilitem que ele tenha acesso ao seu WhatsApp.
6 – Outra maneira é criminosos que alegam se passar por uma pessoa conhecida por você e pedem dinheiro emprestado. Neste caso não há clonagem, o fraudador alega que trocou de número, mas precisa da sua ajuda.
Com o WhatsApp Pay isso pode ser ainda mais perigoso. Por isso, antes de sair emprestando dinheiro, tente contato com o antigo número.