Nesta matéria especial na Tribuna do Norte deste domingo de carnaval (14), o Governo do RN presta contas das suas ações na área da transparência pública.
Em 2020, no cenário da pandemia e os servidores tendo que se adaptar a trabalhar em casa, os pedidos de acesso à informação (com base na LAI) cresceram 55%, chegando a 1.976 registros. “Poderiamos ter colapsado o serviço, mas o engajamento da equipe da transparência da Controladoria Geral do Estado e dos 112 servidores, em 44 órgãos, que integram a rede e – Sic RN fizeram a diferença”, lembra Pedro Lopes, Controlador Geral do Estado.
O Governo concluiu o ano reduzindo o tempo de resposta ao cidadão: 19 dias (em 2019 o tempo médio foi de 26 dias); apresentamos mais resolutividade dentro do primeiro prazo legal estabelecido pela LAI, que é de 20 dias: 77,2% (em 2019 o indicador foi de 74,29%); e a satisfação do usuário aumentou: 57,26% responderem estar ‘satisfatoriamente atendidos’ (enquanto que em 2019 deram essa resposta 54,67%).
Destaca-se ainda que em 2020 o Governo do RN, na publicizacão dos números do coronavírus e gastos relacionados, obteve avaliações de ALTA TRANSPARÊNCIA em duas instituições internacionais: a Transparência Internacional e a OKBR. Nesta o RN chegou ter a 2a maior nota do Brasil, terminando o ciclo de avaliações com a 5a maior nota e classificado como o 9° estado da federação mais transparente do país.
“Só temos a agradecer todos que fazem a transparência do Governo do RN e destacar também o papel da governadora Fátima Bezerra nos resultados, com seu engajamento pessoal junto aos gestores para melhorar sempre o atendimento ao cidadão”, finaliza Pedro.