Na manhã desta sexta-feira (10), a senadora Zenaide Maia participou da solenidade de inauguração do Laboratório de Plastinação da UFRN – CB Departamento de Morfologia Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN, realizada no Anfiteatro de Aves do Centro de Biociências na UFRN, em Natal. A senadora também fez uma visita ao 2º Curso Internacional de Cirurgia Endoscópica da Coluna na América Latina, sob a supervisão do neurocirurgião, Dr. Marco Moscatelli, e através do Programa de Doação Voluntária para Estudos Anatômicos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, realizado também no campus.
O Centro de Biociências (CB), campus da UFRN através do seu mais novo Laboratório, vai passar aplicar a plastinação para conservação de cadáveres utilizados para fins de ensino e pesquisa. “A técnica, ainda pouco utilizada, é vantajosa porque os espécimes que passam pelo processo são inodoros e atóxicos, por não utilizarem o formaldeído na conservação, além de se tornarem resistentes, aumentando a durabilidade deles” explicou o diretor do CB, professor Graco Aurélio.
Presentes na solenidade de inauguração a reitora professora Ângela Maria, o diretor do Centro de Biociências, professor Graco Aurélio, o diretor do multicampi de Ciências Médicas, prof George Dantas, alunos e representantes dos campus.
Para a senadora, a nova técnica ajudará os alunos e também a sociedade “Com a utilização desta tecnologia em nosso Estado, um leque de possibilidade se abrirá, proporcionando benefícios para vários setores da comunidade acadêmica e da própria sociedade” destacou Zenaide.
A senadora aproveitou também para visitar a turma de médicos que estavam participando do 2º Curso Internacional de Cirurgia Endoscópica da Coluna na América Latina. O curso reuniu profissionais de todo o país para a capacitação de médicos na área de cirurgia de hérnia de disco, com técnica de videolaparoscopia, conduzida pelo Dr. Marco Moscatelli (SP), Dr. Roth Vargas (SP), Dra. Lena Goethel (Alemanha), Dr. José Miguel Donoso (Chile) e Dr. André Luiz Calderaro (RJ), que são instrutores de cirurgia endoscópica da coluna, por meio do Instituto Riwo Spine Alliance – considerada uma das maiores desenvolvedoras de técnica de cirurgia minimamente invasiva endoscópica do mundo.