O senador Jean Paul Prates (PT-RN) é um dos parlamentares brasileiros que integram a missão oficial do Senado ao Centro de Lançamento Aeroespacial da Guiana Francesa, na cidade de Kouru. Iniciada nesta segunda-feira, 3, a viagem foi organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e é liderada pelo ministro Astronauta Marcos Pontes. Um dos objetivos da missão é conhecer o modelo do polo tecnológico a ser adotado no Programa Aeroespacial Brasileiro, que irá incluir as bases de Alcântara (MA) e da Barreira do Inferno (RN).
“O setor aeroespacial tem apresentado impacto significativo na economia da Guiana Francesa, gerando quase 5 mil empregos e movimentando anualmente mais de R$ 1 bilhão”, comentou Jean Paul. Ele destacou que a experiência francesa em Kourou serve de referência para Alcântara e a Barreira do Inferno.
“Na Guiana Francesa foi implantado um polo tecnológico que trouxe grande desenvolvimento econômico a toda região, fomentando a criação de empresas locais voltadas à inovação e ao fornecimento de bens e serviços”, disse.
O parlamentar ressaltou que um dos capítulos do programa de governo defendido pela governadora Fátima Bezerra (PT) nas eleições de 2018 tratava justamente do Polo Aeroespacial do Rio Grande do Norte. Um dos colaboradores do plano, Jean Paul explicou que a ideia é assegurar a inclusão da Barreira do Inferno no Programa Aeroespacial do Brasil. O próprio ministro Marcos Pontes assegurou a Jean Paul que tem planos para a base espacial no Rio Grande do Norte.
“A Barreira do Inferno continua operacional, fazendo o treinamento com foguetes menores e o acompanhamento dos lançamentos que acontecem lá. Além da atividade científica que já é realizada, nossa ideia é explorar o potencial turístico daquele centro para que Natal seja uma janela do Programa Aeroespacial do Brasil”, disse o ministro Marcos Pontes. “Quando o programa começar a crescer, vamos fazer um centro de formação de pessoal, porque precisaremos de jovens interessados na área de Engenharia Aeroespacial”.
Jean Paul acrescentou que o Rio Grande do Norte e o Maranhão, pela tradição com seus centros de lançamento de foguetes, têm muito a aproveitar com a experiência francesa em Kourou.
“Temos de transformar esse aprendizado em parcerias entre Brasil, França e os governos do Rio Grande do Norte e do Maranhão para criar uma cadeia industrial e de inovação em torno das bases de Alcântara e da Barreira do Inferno. Isso pode representar uma série de oportunidades de investimentos e de geração de emprego e renda”, disse o senador.
AGENDA
Na chegada à Guiana Francesa, na manhã desta segunda-feira, os integrantes da missão brasileira foram recebidos pelo presidente do “Collectivité Territoriale de Guyane”, Rodolphe Alexandre. Será realizada reunião com o comandante das Forças Armadas da França na Guiana, responsável pela segurança da Base de Lançamentos de Kourou. Em seguida, os parlamentares e o ministro serão recebidos pelo governador Patrice Faure.
Na terça-feira, 4, a comitiva segue de Caiena para a cidade de Kourou, onde fica instalado o Centro de Lançamento. A comitiva brasileira também se reunirá com o prefeito de Kourou, Ringuet. Em seguida, os brasileiros visitarão um complexo de empresas industriais e farão um tour pela cidade. À tarde, a comitiva visitará o Centro de Lançamentos, encerrando a missão internacional da delegação brasileira.
Fonte: Facebook Jean Paul Prates
Veja também
- PESQUISA CONSULT/ BG/ CEARÁ-MIRIM/ EXPECTATIVA: 77% acreditam na vitória de Antônio Henrique
- Em Ceará-Mirim, multidão prestigia a oficialização da candidatura de Antônio Henrique e professora Margareth
- Francisco Navegantes deixa cargo de Coordenador de Operações do DETRAN e lança pré-candidatura a vereador de Ceará-Mirim pelo PSD
- Avião arremete após colisão de outra aeronave com pássaro no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de SP
- Operação apreende 614 celulares em presídios do país; vídeos mostram aparelhos escondidos