O deputado estadual Sandro Pimentel (Psol-RN) encaminhou requerimento a Fundação José Augusto solicitando a devolução do Museu Nilo Pereira a Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim. O Museu Nilo Pereira é administrado pela FJA e está abandonado, quase em ruínas.
Durante a gestão do então prefeito Peixoto (Pros), foi iniciada uma reforma e implantada energia elétrica. Mas, devido a burocracia do governo estadual, os serviços não foram concluídos.
Prédio histórico, o Museu funciona na Casa Grande do Engenho Guaporé, na zona rural de Ceará-Mirim. A cessão para instalação do espaço cultural a Fundação José Augusto, ocorreu no ano de 1978, através de um contrato de comodato por 99 anos, na gestão do então governador Tarcísio Maia.
De acordo com o deputado estadual, Sandro Pimentel (Psol), o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, garantiu que o prédio será devolvido.
” Fico muito feliz que isso aconteça e que a Prefeitura realmente reforme o Museu e o coloque para funcionar. Em 2007, através da Ong VALEAMAR, formalizamos uma denúncia ao Ministério Público, pedindo providências para que o Museu fosse reativado”, disse Francisco Navegantes, ex-presidente da VALEAMAR.
No requerimento Sandro Pede que “…a devolução do Museu Nilo Pereira, localizado na zona rural do município de Ceará-Mirim, à prefeitura local, pois este importante equipamento da cultura e da história local encontra-se sob a posse e responsabilidade do governo do Estado do Rio Grande Norte, mas encontra-se em completo abandono e em ruínas desde o ano 2002”. Veja aqui a íntegra do Requerimento.