Após exonerar todos os ocupantes de cargos comissionados do município, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), renomeou parte dos secretários – seus auxiliares diretos na administração – e outros cargos em comissão, dentro das pastas que já tiveram seus titulares definidos.
Entre as publicações, não há novos nomes: os secretários de Saúde, de Tributação, de Administração, Planejamento e Segurança, por exemplo, estão mantidos, conforme publicação em um diário oficial extra publicado ainda na terça-feira (5).
O prefeito confirmou que começou uma reforma administrativa, que deverá ser concluída em um prazo de oito a quinze dias. As exonerações foram publicadas no primeiro ato administrativo após a posse dele no dia 1º de janeiro, no Diário Oficial de terça.
No mesmo Diário Oficial, alguns secretário já eram renomeados. Caso da secretária de Administração, Adamires França; o secretário municipal de governo, Joham Alves Xavier; o procurador-geral do município, Fernando Pinheiro de Sá e Benevides; o consultor do município, Genildo Pereira da Costa e o coordenador do gabinete, Esdras Alves de Queiroz.
Em entrevista à Inter TV Cabugi, o prefeito ainda afirmou que conversaria com o secretário de Saúde, George Antunes, que acabou permanecendo no cargo, conforme a publicação no Diário Oficial Extra. O prefeito também já havia afirmado que manteria Ludenilson Lopes na Secretaria de Tributação, o que ocorreu.
Nomes técnicos
Segundo o prefeito, o novo secretariado será “eminentemente técnico”. “Não vou dizer aqui que nós vamos exorcizar, nem extirpar a política da nossa gestão. Mas o secretariado vai ser eminentemente técnico”, disse.
“Para assumir novos cargos na nova gestão, temos de ter um secretariado e todos os cargos comissionados com o perfil eminentemente técnico, conhecimento sobre o assunto, a pasta e os cargos que vão ocupar. Esse será o requisito”.
Ainda de acordo com o prefeito, a exoneração de todos os cargos aconteceu como uma estratégia para criar uma nova pasta: a Secretaria da Igualdade Racial. A ideia é encontrar formas de fundir alguns cargos e excluir outros para que a pasta seja incluída na nova gestão sem que haja um aumento nas despesas municipais.
Álvaro Dias era vice-prefeito de Carlos Eduardo (PDT) e assumiu a prefeitura em 2018, após o ex-prefeito deixar o cargo para se candidatar ao governo do estado, perdendo a disputa para a atual governadora, Fátima Bezerra (PT). O prefeito foi eleito para um novo mandato em novembro, em primeiro turno e tomou posse na última sexta-feira (1º).
Nomes de secretários e auxiliares diretos recontratados
- Ludenilson Araújo Lopes, secretário de Tributação
- Joanna de Oliveira Guerra, secretária de Planejamento
- George Antunes, secretário de Saúde
- Sheila Maria Freitas de Souza Fernandes e Melo, secretária de Segurança e Defesa Social
- Thiago Costa Marreiros, presidente do NatalPrev
- Rodrigo Ferraz Quidute, controlador-geral do município
- Adamires França, secretária de Administração,
- Joham Alves Xavier, secretário municipal de Governo
- Fernando Pinheiro de Sá e Benevides; procurador-geral do município,
- Genildo Pereira da Costa, consultor do município
- Esdras Alves de Queiroz, coordenador do gabinete.