As obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Ceará-Mirim foram reiniciadas e deverão ser concluídas este ano. Os recursos são frutos de um contrato de repasse entre a Prefeitura e o Governo Federal, ainda na administração do ex-prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto (PROS).
O projeto foi aprovado em 2011 e teve início em 2012. De acordo com as informações disponibilizadas pelo site da Caixa Econômica Federal, o valor total dos recursos é da ordem de R$ 16.899.747,09 (dezesseis milhões, oitocentos e noventa e nove mil, setecentos e quarenta e sete reais, e nove centavos). Desse total já foram investidos R$ 12.465.238,29 (doze milhões, quatrocentos e sessenta e cinco mil, duzentos e trinta e oito reais, e vinte e nove centavos).
Foram executadas 57,22% das obras que prevê a substituição de toda a tubulação de amianto, perfuração de poços, construção de reservatórios e aquisição de equipamentos. Durante a gestão do ex-prefeito Marconi Barretto as obras foram paralisadas devido a quebra de contrato. Agora, após uma nova licitação realizada em 2019, uma nova empresa retomou os serviços.
Também de acordo com a Caixa, o prazo para conclusão das obras é 2021. Essa é mais uma das obras que foram iniciadas no governo do ex-prefeito Peixoto e que, após o fim do seu mandato, em 2016, ainda não foi concluída pelos seus sucessores.