Ceará-Mirim

Paciente do RN diagnosticada com Covid-19 não apresenta mais sintomas

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

A paciente do Rio Grande do Norte que contraiu infecção por coronavírus não apresenta mais os sintomas da doença, de acordo com a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap). A informação foi divulgada pela pasta em sua página no Instagram.

A Secretaria reforça que a população precisa ficar atenta às informações sobre os números e os cuidados com a doença para evitar a propagação de notícias falsas. De acordo com a Sesap, além da jovem de 24 anos, nenhum outro caso foi registrado até o momento no estado.

“Até a data de hoje (15), o Rio Grande do Norte possui apenas um caso confirmado do novo coronavírus. Essa paciente já não apresenta os sinais e sintomas e está liberada do isolamento familiar. Fiquem ligad@s nas redes sociais da Sesap e não caia em Fake News”, diz o post da Secretaria.

Covid-19 no RN

Na última quinta-feira (12) a Sesap e a Secretaria de Saúde de Natal (SMS) confirmaram o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. A jovem, de 24 anos, possuía um histórico de viagens à Europa (França, Itália e Áustria). Ela passava bem e seguia as recomendações de isolamento preconizadas pela Sesap e pela SMS.

Coronavírus no Brasil

O país registra 176 casos confirmados da infecção, de acordo com dados atualizados na tarde deste domingo pelo Ministério da Saúde. A doença já foi detectada em 14 estados da federação e no Distrito Federal.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 1.915 pessoas são monitoradas. Nenhuma morte foi registrada no país até o momento.

Saiba como prevenir a infecção por coronavírus

Não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus. Entretanto, algumas medidas de prevenção devem ser seguidas, segundo o Ministério da Saúde.

Confira:

– lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
– evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– evitar contato próximo com pessoas doentes;
– ficar em casa quando estiver doente;
– usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
– não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
– limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Sair da versão mobile