Ceará-Mirim

Lixo toma conta das ruas e comunidades rurais no município de Ceará-Mirim

O serviço de limpeza pública do município de Ceará-Mirim não tem deixado a população satisfeita. O motivo da insatisfação é o acúmulo de entulhos espalhados nas ruas, principalmente na área periférica onde moram as pessoas mais carentes. Há ainda lixo e entulho acumulado ao longo da RN-160, que liga o centro da cidade as praias de Muriú, Jacumã e Porto Mirim.

Entre as comunidades rurais de Rio dos Índios e Caiana tem muita sujeira ás margens da RN. O pior é que nessa região foi criado o famoso Roteiro dos Engenhos, rota turística que busca potencializar a geração de emprego e renda e a promoção das belezas naturais de Ceará-Mirim.

Outro problema grave é a falta de manutenção das estradas estaduais e vicinais, que se encontram em péssimo estado de conservação. Esses fatores negativos podem afastar o trade turístico de nossa cidade e diminuir ainda mais o desenvolvimento econômico.

O acúmulo de lixo e entulho é propício para a proliferação de insetos perigosos e venenosos, como escorpiões, ratos e cobras. Além de poluir o meio ambiente e causar risco de contaminação de rios, lagos, lagoas e das águas subterrâneas, que são muito utilizadas para captação de água através de poços tubulares.

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim aprovou em 2017 o Plano Municipal de Saneamento Básico, que prevê, dentre outras coisas, a gestão adequada e eficiente dos resíduos sólidos. Infelizmente, até o momento, não foi colocado em prática pelo prefeito Marconi Barretto (MDB).

Sair da versão mobile