Ceará-Mirim

Governo investe R$ 1 milhão na segunda etapa do Programa de Incentivo ao Turismo

O Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta quinta-feira (19) a segunda etapa do Programa de Incentivo e Fomento ao Turismo, um dos setores da economia mais afetados pela pandemia da covid-19. A nova etapa terá investimento de R$ 1 milhão, através do programa Nota Potiguar, e vai ampliar o número de empresas participantes na primeira etapa.

Nesta segunda fase, o Governo amplia a troca de pontos acumulados no programa Nota Potiguar para atender além dos passeios turísticos e meios de hospedagem, as agências de viagens, bares e restaurantes. Agora o consumidor cadastrado no Nota Potiguar passará a ter direito a vouchers no valor de R$ 100,00, R$ 150,00 e R$ 200,00 ao acumular 10, 15 e 20 pontos. Cada ponto corresponde a R$ 50,00 em compras com emissão da nota fiscal. “O investimento será de R$ 1 milhão até dezembro próximo. O maior já feito diretamente no setor”, ressaltou a professora Fátima Bezerra. Para aderir, os beneficiários deverão se cadastrar no site da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). 

A secretária de Estado do Turismo, Ana Maria da Costa, disse que o programa favorece a retomada da atividade e o chamamento público para adesão ao programa está disponível a partir de hoje no site da Setur. Ela acrescentou que o RN vem mostrando sinais de recuperação com significativo aumento de pousos no aeroporto de São Gonçalo do Amarante. “Temos crescimento acima da média do Brasil e acreditamos que vai crescer ainda mais. As medidas tomadas pelo Governo do Estado junto aos operadores do setor já dão resultado, inclusive com o aumento da malha viária com um voo regular Natal-Mossoró que será inaugurado na próxima segunda-feira (23)”. Secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier registrou que a segunda fase é “fruto do trabalho integrado entre pastas do Governo, como orienta a governadora Fátima Bezerra”. Ele ressaltou que o sucesso do programa Nota Potiguar tem 286 mil usuários cadastrados, já premiou 550 pessoas e repassou R$ 2,4 milhões em prêmios no valor de R$ 1 mil, R$ 10 mil, R$ 20 mil e R$ 50 mil.

Para o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, a iniciativa do Governo é da maior importância. Ele elogiou a disposição da gestão estadual sempre buscar o diálogo com o setor privado, “inclusive diante da pandemia. Fomos parceiro do Governo Plano de Recuperação da Economia e na capacitação de 2.300 profissionais do turismo. “A governadora pode contar sempre com a Fecomércio para trabalhar pelo desenvolvimento, emprego e renda em nosso Estado.”

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN, Paolo Passarielo, afirmou que a inclusão do segmento de alimentação “chega em bom momento e é de grande importância porque injeta recursos no setor mais afetado na pandemia. Agradecemos e ficamos à disposição do Governo para ações em apoio ao turismo”.

SÍRIO

O Governo do Rio Grande do Norte também anunciou hoje o início da operação do sistema Sírio – Sistema de Inteligência Turística do RN, ferramenta digital que registra a movimentação em todo o setor turístico e disponibiliza as informações. “O Sírio é um salto com tecnologia para o setor”, considerou a governadora. Leonardo Seabra, diretor de Inteligência da Emprotur, explicou que o Sírio monitora a atividade do turismo no estado e fornece informações importantes para decisões e investimentos. “O RN entra na vanguarda do turismo nacional. Só São Paulo e Santa Catarina hoje possuem sistemas semelhantes”, afirmou. As informações são abertas ao público e já podem ser acessadas pelo endereço eletrônico www.siriotur.br

Como resultado de mais uma iniciativa em apoio ao turismo no momento da pandemia, na solenidade no Centro de Convenções, foi entregue a premiação aos 32 guias de turismo classificados no concurso promovido pela Setur. O concurso incentivou a produção de vídeos, e publicação no Youtube, sobre o roteiro no qual eles exercem sua atividade. O primeiro colocado, Eider Cruz, é guia há 20 anos, teve o vídeo acessado por 11 mil pessoas (critério para classificação) e foi premiado com R$ 10 mil. O segundo e terceiro colocado receberam R$ 8 mil e R$ 6 mil, respectivamente. A premiação dos outros 29 representou R$ 56 mil. O concurso ofertou R$ 80 mil em prêmios. “É a primeira vez que nossa categoria tem este incentivo do Governo do Estado”, declarou Eider Cruz.

O vice-governador Antenor Roberto, o presidente da Emprotur, Bruno Reis, e o secretário adjunto do Turismo, Leandro Prudêncio  acompanharam a governadora na solenidade, que contou também com a presença do deputado Hermano Morais, que representou a Assembleia Legislativa, na solenidade que contou ainda com a presença do presidente e vice da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIHRN), Abdon Gosson e José Odécio; com a presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABVRN), Michele Pereira; presidente e vice do Sindicato das Empresas de Turismo do RN, Junior Câmara e Deca Bolonha; presidente do Natal Convention, George Gosson; presidente Sindicato Bugueiros do RN, Hertz Medeiros; secretário de turismo de Parnamirim, Paulo Lopes; vice-prefeita de Currais Novos, Ana Albuquerque; vice-presidente do Sindtur, Iacy Vasconcelos. Também compareceram hoteleiros, agentes de viagens e guias de turismo.
Ações realizadas

– Entrega de mais de 200 mil máscaras para os municípios e entidades aos profissionais de turismo nos cinco polos turísticos., As ações do plano já estão em plena ativação e a retomada das atividades está ocorrendo de forma gradual e segura.

– Selo Turismo + Protegido – O selo visa assegurar quem está seguindo todas as recomendações para esse novo momento. 

– Selo internacional – O RN é o primeiro estado brasileiro a receber o selo Safe Travel, o selo de viagem segura criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e com respaldo da Organização Mundial do Turismo (OMT). 

– Em parceria com Senac e Sebrae, cursos de capacitação gratuitos estão sendo oferecidos aos profissionais do turismo para garantir a segurança sanitária dos estabelecimentos turísticos, resguardando a saúde dos moradores da região e também dos turistas.

– Em parceria com a AGN, foram criadas linhas de crédito exclusivas para os profissionais do turismo e também os informais, com prazos, juros e condições de pagamentos diferenciadas. Há uma linha de crédito com o benefício do bom pagador, sem juros.

– Doação de 7,5 toneladas de alimentos – Em uma ação com a Banda Grafith, a Setur realizou uma live solidária que resultou na doação de quase 400 cestas básicas e kits de higiene aos profissionais autônomos do turismo em situação de vulnerabilidade em parceria com entidades do turismo. 

– Juros zero nas tarifas de gás – Articulação com a Potigás para que o pagamento das faturas de gás natural atrasadas, para os clientes do segmento comercial, inclusive dos setores de restaurantes e hotelaria, fosse feito de forma parcelada e com juros zero.  

– Redução do ICMS de hotéis e pousadas – O Governo do RN reduziu de 25% para 12% da carga tributária do ICMS incidente nas operações com energia elétrica da rede hoteleira potiguar.

– Fortalecimento da interiorização do turismo – Foram realizadas capacitações exclusivas com agentes de viagens dos cinco polos turísticos do RN para incentivar os profissionais para a venda de destinos no RN para o público potiguar.

– Capacitação de agentes de turismo para estimular as vendas – Mais de 7 mil agentes de viagens (regionais/nacionais) receberam formação sobre o Rio Grande do Norte, suas potencialidades e também sobre a importância dos rígidos protocolos de biossegurança.  

– Realização de pesquisas – Por meio do setor de Inteligência da Emprotur foram desenvolvidas pesquisas locais, regionais, nacionais e internacionais acerca do cenário atual do setor turístico. Trabalho pioneiro no âmbito da gestão do Governo do RN com dados atualizados e essenciais para tomada de decisões no contexto atual.

– Programa Turismo Cidadão – Projeto piloto com o programa da Secretaria de Tributação do RN, Nota Potiguar, tem como objetivo trabalhar para o incremento do turismo interno no Rio Grande do Norte, auxiliando na fase de retomada, gerando mais demandas e movimentando a economia. Hotelaria e Passeios de buggy foram os primeiros setores diretamente impactados no cenário mundial e serão um dos últimos a ter sua normalidade de negócios retomada.

– Campanha de marketing digital reposicionamento do destino – Visite Rio Grande do Norte/Meu Rio Grande do Norte – Criação de campanha de marketing digital e offline, com presença física nas rádios do RN, estimulando o viajante do RN e região Nordeste a buscarem o Rio Grande do Norte como destino turístico no momento de retomada das viagens setembro/2020. 

– Campanha de marketing cooperado com operadoras Azul/CVC/Decolar – Posicionar o destino para a retomada através das mídias digitais com o foco nos mercados emissores direcionando para os canais de vendas (lojas, agências multimarcas e central de vendas).

– Band Verão – Criação de campanha de marketing na emissora nacional TV Bandeirantes, em parceria com a Secretaria de Comunicação do RN, na qual posicionou o RN como um destino diverso, seguro e possível de viajar durante a pandemia. Com ações voltadas à diversificação e interiorização do turismo, gastronomia, artesanato e cultura.

Sair da versão mobile