Ceará-Mirim

Governo do RN discute a retomada dos convênios com associações de catadores de material reciclável de Caicó e Parelhas

Ao todo, 17 catadores serão contemplados, oito em Parelhas e nove em Caicó.

As expectativas para retomada dos projetos ecológicos de economia solidária aumentam no Seridó. Na terça-feira (21) o secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro, reuniu-se com representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó (Ascarmaca) e Parelhas (Ascarmapa) para discutir as soluções dos entraves e prosseguir com a execução dos convênios, paralisados na gestão anterior. É esperado, com a conclusão deles, que gerem emprego e renda, além de melhorar o reaproveitamento do lixo reciclável, extremamente importante para a manutenção sustentável do meio ambiente.

Os recursos entregues às associações vêm do acordo de empréstimo do Banco Mundial com o Governo do RN. Ascarmaca recebeu R$ 329 mil para construção de um galpão de triagem e armazenamento, aquisição de veículo de carga e equipamentos de proteção individual. Já a Ascarmapa, além do galpão e do veículo, utilizará seus R$ 339 mil na compra de uma balança eletrônica de 500kg e uma prensa hidráulica para agilizar o processo de reciclagem. Ao todo, 17 catadores serão contemplados, oito em Parelhas e nove em Caicó. 

“Esses projetos são importantíssimos pela possiblidade de melhoria de qualidade de vida dos catadores e das catadores, pelo impacto positivo no meio ambiente, pela geração de renda, entre outras questões. Lamentavelmente estão paralisados há mais de dois anos, mas agora vamos remover as barreiras e dar a andamento na execução dos projetos”, endossou Mineiro. 

Cáritas, a entidade de assistência social da diocese de Caicó, fornece assessoria técnica às associações e foi representada na reunião pela gerente ambiental, Paula Salmana, e o coordenador José Carlos. A organização tem uma atuação importante, uma vez que promove capacitações e interlocução com as gestões públicas municipais, com objetivo de contribuir com o protagonismo profissionais dos catadores. 

Também estiveram presentes do Governo Cidadão a gerente executiva, Ana Guedes, o articulador territorial do Seridó, Mariano Coelho, o gerente da unidade setorial da Secretaria de Agricultura, Agropecuária e da Pesca (Sape), Fabiano Lima; da Atecnorte, assistência técnica rural responsável, Silvana Azevedo; e das associações, os presidentes Carina Louise (Ascarmaca) e Francisco Daniel (Ascarmapa). 

Sair da versão mobile