O Governo do Rio Grande do Norte tem envidado esforços para aperfeiçoar e modernizar o modelo de gestão do Programa Central do Cidadão. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), responsável pela coordenação geral do Programa, por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (Codaci), elaborou o Pró-Gerentes – Programa de Capacitação Continuada dos Gerentes das Centrais do Cidadão.
Para a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, a iniciativa complementa as outras ações em desenvolvimento pelo Executivo Estadual no tocante a consolidar cada vez mais a missão da Central do Cidadão, que é atender bem o usuário, respeitando-o nos seus direitos de pessoa humana e de cidadão, prestando-lhe serviços de excelência. “Para além da construção de novas unidades, mais modernas e seguras, por meio do Projeto Governo Cidadão, e do aumento na gama de serviços oferecidos à população, o Pró-Gerentes vai contribuir para o desenvolvimento permanente dos servidores que integram as Centrais, priorizando e ampliando as suas competências para a melhoria da eficiência, da eficácia e da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos”, afirmou.
Desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Sead, além de contar com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Pró-Gerentes propõe a realização de cursos, palestras e workshops, voltados para capacitar e aperfeiçoar o trabalho exercido pelos gestores das unidades para ações de planejamento, implementação, organização e gerenciamento da administração nas Centrais do Cidadão.
Todas as atividades, à priori, deverão ser realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EaD), em função da pandemia da Covid-19, que impossibilita a reunião de pessoas em um mesmo espaço físico e que resultou na suspensão temporária dos serviços à população. Oportunamente, a atividade inaugural será a palestra “A Saúde Mental do Servidor Público em Tempos de Pandemia”, a ser realizada na próxima segunda-feira (5) e ministrada pelo psicólogo e servidor público estadual Antonio Benjamim de Araújo Neto.
De acordo com o coordenador da Codaci, Luis Renato Nogueira, a política de capacitação continuada dos gestores do Programa Central do Cidadão sempre foi uma demanda da parte deles, mas que agora será colocada em prática. “Planejamos uma série de cursos das áreas de interesse dos próprios gerentes, bem como daquelas diretamente relacionadas à administração pública. Com isso, esperamos elevar o nível de qualidade e eficiência dos serviços prestados ao cidadão”, ressaltou.
A ideia, segundo Nogueira, é que o Pró-Gerentes contribua para aprimorar e aperfeiçoar – pessoal e profissionalmente – os gestores das unidades, de modo que as Centrais do Cidadão sejam gerenciadas por perfis cada vez mais proativos, dinâmicos e atentos às diferentes implicações e nuances relativas às diversas equipes e usuários dos serviços.
“Toda essa formação e qualificação técnica que estamos oportunizando contribuirão sobremaneira na melhoria da gestão das Centrais do Cidadão, refletindo, consequentemente, na qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos. Os gerentes das Centrais serão permanentemente capacitados e qualificados. E, quando as atividades presenciais retornarem, os gerentes serão avaliados pelos servidores, por meio de pesquisa de satisfação que a Codaci realizará constantemente em todas as centrais”, finalizou o coordenador.