O Governo do Estado executa 160 projetos produtivos no Rio Grande do Norte, no âmbito da economia solidária. Cerca de 100 iniciativas dessas são desenvolvidas com recursos de R$ 11 milhões, investidos pelo Projeto Governo Cidadão com empréstimo do Banco Mundial, e 60 em parceria com o Ministério da Cidadania.
Na abertura da Feira Virtual de Economia Solidária, realizada nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9 de abril, a governadora Fátima Bezerra destacou a Casa do Artesão do Seridó, em Caicó, na qual o Governo investe R$ 793 mil e que depois da inaugurada vai funcionar dentro de um modelo de configuração de gestão que envolve também a economia solidária.
A chefe do Executivo estadual enfatizou que seu Governo lançou o Plano Estadual de Economia Solidária em setembro de 2020 e que entre suas iniciativas incluiu a Casa do Artesão do Seridó, em Caicó. “Nós vamos inaugurar em breve, ainda este ano, um projeto pensado em parceria com o Sebrae e diversas secretarias como a SETHAS, AGN, Fundação José Augusto. Vários outros investimentos o Governo tem feito ao longo de dois anos de gestão para fortalecer e expandir a economia solidária no RN”, complementou.
Como parlamentar, Fátima Bezerra participou da construção da política nacional e do sistema nacional de economia solidária. “Agora, na condição de governadora, encarando mais de um ano os tempos difíceis de uma pandemia sem precedentes que atinge as pessoas, não só na questão da saúde como também em outros setores, é que nós enxergamos cada vez mais a economia solidária como uma estratégia e uma grande aliada para vencer obstáculos como o desemprego e a falta de perspectivas.”
Secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Iris Oliveira lembrou outra iniciativa da gestão. “Temos também, como frente de ação do Governo da professora Fátima Bezerra, o Crédito Solidário criado pela Sethas em parceria com a AGN que investe na potencialidade de novos empreendimentos representados por grupos, coletivos e redes que se organizam para produzir com autossustentabilidade e autonomia”, disse.
A Sethas, explicou Iris Oliveira, dá suporte técnico aos municípios com assessoria para as iniciativas locais e a Subcoordenadoria de Economia Solidária atua para implantar e fomentar as redes de economia solidária em todo o Estado. Trabalhadores(as) que se reúnem para produzir de forma coletiva e autogestionária têm nas iniciativas da Sethas o apoio necessário para seu desenvolvimento no âmbito da economia solidária e a realização da Feira é uma dessas iniciativas.
ARTICULAÇÃO
O secretário Extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais (Segri), Fernando Mineiro, coordenador do Projeto Governo Cidadão, disse que a Feira é um exemplo de ação concreta de fomento à economia solidária neste momento de pandemia. O Governo Cidadão trabalha articulado com as secretaria de Estado e nas ações coordenadas pela Sethas na economia solidária.
A Feira Virtual é uma inovação do Governo do Estado para o setor de economia solidária, assinalou a secretária-adjunta da Sethas, Josiane Bezerra. Os grupos que receberam investimentos em equipamentos são exemplo do benefício direto a quem está na ponta, que são os empreendimentos de economia solidária, complementou.
O segmento, explica a coordenadora de Economia Solidária da Sethas, Lidiane Freire, é a autogestão de modo associativa que busca promover a autonomia de trabalhadores e trabalhadoras gerando desenvolvimento com sustentabilidade, justiça econômica e social.
Segundo Marcos Leonez, responsável na Sethas pelo Projeto Economia em parceria com o Ministério da Cidadania, a proposta foi elaborada em parceria com o Fórum Potiguar de Economia Solidária, Conselho Estadual de Economia Solidária, UFRN e a Sethas, e ficou em segundo lugar entre as vinte iniciativas contempladas pelo governo federal.
O Projeto promoveu ações integradas de capacitação, formação, organização, produção, consumo, comercialização para o fortalecimento e promoção de práticas de economia solidária em cinco territórios do RN: Mato Grande, Trairi, Terras Potiguaras, Agreste Litoral Sul e Assu-Mossoró para geração de emprego e renda.
Participaram ainda da abertura, a deputada estadual Isolda Dantas, o deputado estadual Francisco Medeiros, a presidente da AGN, Márcia Maia, o secretário da Juventude da Semjidh, Gabriel Medeiros; Rosângela Alves, da Incubadora de Iniciativas e Empreendimentos Solidários (Inicies) da UFRN; e Henderson Costa, do grupo de jovens Kizomba, de Mossoró.
Programação
09 de abril de 2021 (sexta feira)
9h30 as 11h30
Webnário “Promoção do desenvolvimento com sustentabilidade e justiça econômica: Economia Solidária e suas contribuições para os municípios”.
Mediação: Iris de Oliveira – Secretária SETHAS
Canal da SETHAS RN no Youtube
Participação:
1.UFRN – Conceitos e estratégias para fortalecimento da Economia Solidária no RN – Roberto Silva – Prof. Dr. UFRN
2. Prefeitura de Araracuara/SP e a perspectiva da política municipal no fortalecimento da economia solidária – Camila Capacle – Coordenadora de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária;
3. Importância da ação articulada em Rede para o fortalecimento da politica publica de Economia Solidária – Alfredo Jairo – Secretário Executivo – Rede Nacional de Gestores Públicos de Economia Solidária;
4. Politica Estadual de Economia Solidária do RN – Lidiane Freire – Subcoordenadoria de Economia Solidária/COPES/SETHAS
Público-alvo: Gestores públicos estadual, municipais, conselhos municipais de desenvolvimento rurais sustentável e solidário, organizações de assessoria técnica, empreendimentos e militantes da economia solidária do RN.
16h às 20h
Apresentações culturais, exposição de produtos/empreendimentos, mediação da comercialização e vídeos com experiências acompanhadas pelo projeto Economia Solidária RN.