Deputados gastam R$ 100 mil de verba pública com anúncios no Facebook

Promoveram suas páginas na rede social
Usaram dinheiro da cota parlamentar
Dos 513 deputados, 44 pagaram anúncio

Por MAHILA AMES DE LARA | Poder 360

0
521
Congressistas tiram fotos e fazem lives durante votação da reforma da Previdência na Câmara (10.jul). Deputados utilizam a cota parlamentar para aumentar seus seguidores nas redes sociais
Congressistas tiram fotos e fazem lives durante votação da reforma da Previdência na Câmara (10.jul). Deputados utilizam a cota parlamentar para aumentar seus seguidores nas redes sociais

Os deputados federais gastaram R$ 100 mil com pagamentos de anúncios no Facebook no 1º semestre de 2019.

O dinheiro é público. Veio da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar, também conhecida como “cotão”. Trata-se de uma verba extra recebida por deputados e senadores para custear atividades do mandato. O recurso pode ser usado para a contratação de advogados, consultorias, impressão de materiais de divulgação e para custear despesas de combustíveis, passagens aéreas, hotéis e alimentação do congressista, entre outros gastos.

O uso do “cotão” é regulamentado por 1 ato da Mesa Diretora da Câmara, de 2009, e o total mensal disponível para cada parlamentar varia conforme o Estado. Vai de R$ 30.788,66 (para quem é eleito por Brasília) a R$ 45.612,53 (os de Roraima).

Os congressistas usaram esse dinheiro para promover suas páginas na rede social. Dos 513 deputados, 44 utilizaram dinheiro público para este fim. Eis a lista com todos os nomes e valores gastos no Facebook:

Gastos de deputados no Facebook no 1º semestre de 2019

deputadosvalores
Weliton Prado (Pros-MG)R$ 13,255.98
Bibo Nunes (PSL-RS)R$ 12,386.26
Léo Moraes (Podemos-RO)R$ 7,404.25
Ruy Carneiro (PSDB-PB)R$ 7,068.03
Diego Garcia (Podemos-PR)R$ 5,074.22
Gleisi Hoffmann (PT-PR)R$ 4,592.06
Sidney Leite (PSD-AM)R$ 3,907.21
Zeca Dirceu (PT-PR)R$ 3,796.48
Marcelo Ramos (PL-AM)R$ 3,639.62
Flávia Morais (PDT-GO)R$ 3,589.30
Vitor Lippi (PSDB-SP)R$ 3,500.00
Norma Ayub (DEM-ES)R$ 3,067.63
Nilto Tatto (PT-SP)R$ 2,707.38
Boca Aberta (Pros-PR)R$ 2,407.65
Geovania de Sá (PSDB-SC)R$ 2,388.47
Augusto Coutinho (Solidariedade-PE)R$ 2,146.89
Pinheirinho (PP-MG)R$ 2,056.05
Rosana Valle (PSB-SP)R$ 2,007.33
Edilázio Júnior (PSD-MA)R$ 1,787.26
Professora Dayane Pimentel(PSL-BA)R$ 1,648.23
Perpétua Almeida (PCdoB-AC)R$ 1,554.68
Dimas Fabiano (PP-MG)R$ 1,041.39
Jerônimo Goergen (PP-RS)R$ 1,015.05
Coronel Chrisóstomo (PSL-RO)R$ 913.65
Luiz Lima (PSL-RJ)R$ 912.98
Felipe Rigoni (PSB-ES)R$ 888.24
Gurgel (PSL-RJ)R$ 883.60
Hildo Rocha (MDB-MA)R$ 714.81
Miguel Lombardi (PL-SP)R$ 646.35
Laercio Oliveira (PP-SE)R$ 569.53
Rejane Dias (PT-PI)R$ 500.00
Luiza Erundina (Psol-SP)R$ 432.00
Maurício Dziedricki (PTB-RS)R$ 319.79
Alessandro Molon (PSB-RJ)R$ 300.00
Natália Bonavides (PT-RN)R$ 299.21
Idilvan Alencar (PDT-CE)R$ 200.00
Santini (PTB-RS)R$ 180.00
delegado Marcelo Freitas (PSL-MG)R$ 166.54
Domingos Sávio (PSDB-MG)R$ 150.00
Rui Falcão (PT-SP)R$ 101.40
Zé Neto (PT-BA)R$ 100.00
totalR$100.319.52

fonte: Câmara dos Deputados

Cinco deputados foram responsáveis por 45% de todos os gastos. Weliton Prado (Pros-MG) lidera, com R$ 13.256. Em seguida aparecem Bibo Nunes (PSL-RS) e Léo Moraes (Podemos-RO).

5 deputados que mais gastaram no Facebook em 2019

Diego Garcia (Podemos-PR) R$ 13.255,98
Weliton Prado (Pros-MG) R$ 12.386,26
Bibo Nunes (PSL-RS) R$ 7.404,25
Léo Moraes (Podemos-RO) R$ 7.068,03
Ruy Carneiro (PSDB-PB) R$ 5.074,22

fonte: dados sobre cota parlamentar da Câmara

Eis as páginas dos congressistas que mais gastaram:

GANHOU SEGUIDORES

O número de seguidores do perfil de Prado, que não se alterava em muitos meses, cresceu 42% depois que ele começou a usar a cota parlamentar para impulsionar sua página. Foi de 46.600 em fevereiro para 66.200 em julho.

Eis a evolução do total de fãs (coloque o mouse em cima da linha para ver o número):

Seguidores de Weliton Prado (Pros-MG)
em mil

O Facebook oferece para as contas possibilidades para expandir o alcance, como impulsionamento de publicações e a promoção da página para conseguir mais seguidores. A estratégia de cada político se diferencia. Eis algumas das ofertas:

__

Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui