Ceará-Mirim

Deputada Natália Bonavides solicita ao Banco do Nordeste a abertura de crédito especial para pequenos agricultores e pecuaristas do Semiárido

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) solicitou ao Banco do Nordeste, por meio de Requerimento apresentado na Câmara dos Deputados, a criação de políticas de crédito facilitado para pequenos e médios produtores rurais e pecuaristas do semiárido brasileiro com recursos financeiros do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

“Reivindicamos junto ao Banco do Nordeste esse crédito para que os pequenos produtores e pecuaristas consigam desenvolver suas atividades. Com a seca e a omissão de Bolsonaro, os trabalhadores do campo precisam de apoio, sendo fundamental que o Banco do Nordeste, responsável pela operacionalização do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, disponibilize essas linhas de crédito sob condições especiais”, pontuou Natália Bonavides. 

Até o início de outubro de 2021, mais de 500 municípios nordestinos já haviam decretado situação de emergência em virtude da falta de água. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), no Rio Grande do Norte o número de cidades em situação de seca grave foi de 37 para 89 entre janeiro e outubro deste ano.

Recentemente o Governo do RN lançou o Plano de Mitigação dos Efeitos da Estiagem no Rio Grande do Norte. O programa, elaborado pelo Comitê Estadual de Convivência com o Semiárido, vai investir R$ 22,5 milhões nos próximos três meses na área para amenizar os impactos da crise para os pequenos produtores. 

O Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), apontou que todo o RN está sob situação de seca, mas o Seridó, Agreste e grande parte do Oeste potiguar são as regiões mais afetadas pela insegurança hídrica. 

Sair da versão mobile