O modelo de gestão democrática na escola em Ceará-Mirim, foi adotado na manhã desta quarta-feira (25), pela administração do prefeito em exercício Ronaldo Venâncio.
Em solenidade acompanhada por professores, coordenadores, alunos, pais e pelo SINTE, no Clube UNISESP, o prefeito Ronaldo e a secretária municipal de Educação Básica e Cultura – SME, Letícia Andrade deram posse aos novos gestores da Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna, Edson José Dantas Torres, para ocupar o cargo Diretor e Raquel Cristina Souza da Cruz, para a vice-direção.
Na ocasião o prefeito Ronaldo Venâncio reconheceu a eleição realizada na escola e disse que o momento é histórico para a educação do município. “Desde o princípio, nós apoiamos a proposta que representa uma tendência atual. Quando tivemos oportunidade deliberamos sobre o processe que viabilizou o resultado”, frisa o prefeito Ronaldo.
Com cerca de 600 alunos matricados no Ensino Fundamental I e II, a Escola localizada no Conjunto Luiz Lopes Varela (Cohab), foi a primeira da Rede Municipal de Ensino contemplada com a iniciativa.
De acordo com o Plano Municipal de Educação de Ceará Mirim, criado em 2015, até 2017 todas as escolas da cidade passariam pelo processo da votação direta para escolha dos gestores, mas a Lei não estava sendo cumprida.
Serviço:
Essa perspectiva de gestão está amplamente amparada pela legislação brasileira. A Constituição Federal de 1988 aponta a gestão democrática como um dos princípios para a educação brasileira e ela é regulamentada por leis complementares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional da Educação, em sua meta 19.