O município completa hoje, 30 de julho, 162 anos de Emancipação Política. A cidade está situada entre a Grande Natal e o Mato Grande, duas regiões importantes do estado. A primeira, por concentrar a maioria da população potiguar e abrigar o centro financeiro, administrativo e econômico, que é Natal, a capital do Rio Grande do Norte. A segunda por ser a região com o menor IDH do estado e por ter a maioria dos projetos de energia eólica.
Ceará-Mirim tem um litoral com enorme potencial turístico, representado por três belas praias: Muriú, Jacumã e Portomirim. É um município com extensa área rural que abriga 22 assentamentos da reforma agrária e 58 comunidades rurais. A agropecuária é a principal atividade econômica, seguida do comércio e serviços.
Do ponto de vista cultural, Ceará-Mirim tem contribuído muito através de nomes como Ruy Lima, Waldeck Moura, Etevaldo Santiago, Vera Lúcia, Antônio Santana, Francisco Navegantes, Crésio Torres, Múcio Vicente, dentre outros. Além de abrigar um patrimônio histórico arquitetônico ímpar. Em 30 de julho de 1858, Ceará-Mirim foi emancipada politicamente e deixou de pertencer ao município de Extremoz.