O Boletim Epidemiológico publicado ontem 25, ás 23 horas, pela Secretaria Estadual de Saúde/SESAP, divulgou novos dados sobre o avanço do COVID-19 no RN e mostra a quantidade de pessoas suspeitas em todos os municípios potiguares. Até o momento, ao menos 95 cidades apresentam casos suspeitos.
Ao todo há 1.125 casos suspeitos e 1 caso provável, que ainda depende do resultado dos exames laboratoriais. Alguns detalhes chamam a atenção e merecem maior reflexão sobre a importância da prevenção:
- Há um aumento das notificações nas últimas semanas;
- A maioria das notificações são de pessoas do sexo feminino;
- A média de idade dessas pessoas está entre 20 e 39 anos.
Ou seja: a doença não está concentrada na população idosa, como apregoam algumas pessoas, inclusive o presidente Bolsonaro (sem partido).
Ceará-Mirim, aparece com 7 casos suspeitos, sendo que um foi descartado. Diante desses dados, a prefeitura de Ceará-Mirim precisa intensificar as ações para que esse número não cresça muito e se perca o controle da situação. Todas essas pessoas suspeitas aguardam os respectivos resultados dos exames, que podem demorar uns sete (7) dias para serem divulgados.
É importante que a Secretaria Municipal de Saúde de Ceará-Mirim emita uma nota oficial sobre a atual situação e onde estão abrigadas essas 6 pessoas com suspeita de estarem infectadas pelo Coronavírus.
Acesse o Boletim aqui.