Por Heloisa Caixeta | Metrópoles
Um asteroide com 340m de diâmetro e que pesa 55 milhões de toneladas está a caminho da Terra. Quem afirma é a Nasa. Identificado como FT3, o objeto rochoso se aproximará do nosso planeta em 3 de outubro deste ano. Com altíssimo poder destrutivo, o asteroide passará perto da Terra 165 vezes entre 2019 e 2116.
De acordo com a Agência Espacial, o risco de cataclismo é baixo, mas caso o asteroide saia de sua rota e entre no planeta, sua força destrutiva será igual a 2.700 megaton. Para efeitos de comparação, a bomba de Hiroshima, no Japão, tinha entre 13 e 18 quiloton.
O corpo cósmico foi visto pela primeira vez em 20 de março de 2007. Desde então, a Nasa acompanha de perto o percurso do asteroide. A trajetória dele foi confirmada após 14 observações.
Com o tempo será possível determinar se as possibilidades de colisão irão aumentar ou diminuir. Caso entrasse na atmosfera terrestre, o FT3 ganharia uma velocidade de 45,5 mil km/h. Segundo a agência, há 99.9999908% de chances de ele não acertar a Terra. Ou seja: se o corpo cósmico seguir a rota, nada acontecerá. Vamos torcer.
- PESQUISA CONSULT/ BG/ CEARÁ-MIRIM/ EXPECTATIVA: 77% acreditam na vitória de Antônio Henrique
- Em Ceará-Mirim, multidão prestigia a oficialização da candidatura de Antônio Henrique e professora Margareth
- Francisco Navegantes deixa cargo de Coordenador de Operações do DETRAN e lança pré-candidatura a vereador de Ceará-Mirim pelo PSD
- Avião arremete após colisão de outra aeronave com pássaro no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de SP
- Operação apreende 614 celulares em presídios do país; vídeos mostram aparelhos escondidos