Ceará-Mirim

Alemanha oferece auxílio financeiro para estudantes afetados pela pandemia

A partir desta terça-feira (15/06), estudantes universitários na Alemanha que enfrentam dificuldades financeiras devido à crise do coronavírus poderão requisitar um auxílio do governo federal de até 500 euros mensais.

Segundo um levantamento da Rede Alemã de Estudantes (DSW, na sigla em alemão), cerca de dois terços dos alunos do ensino superior na Alemanha trabalham para financiar os estudos.

Com a crise, muitos ficaram desempregados – por exemplo, os que trabalham em restaurantes e bares, que tiveram que fechar suas portas durante semanas. Nos últimos três meses, estudantes em várias cidades do país chamaram atenção para sua situação por meio de protestos. 

Segundo a ministra alemã da Educação, Anja Karliczek, a ajuda será oferecida a estudantes alemães e estrangeiros, independentemente da idade e do semestre que estão cursando. “O critério decisivo é a situação de emergência individual e aguda causada pela pandemia”, afirmou Karliczek.

Num primeiro momento, o auxílio poderá ser requisitado para os meses de junho, julho e agosto, por meio do portal ueberbrueckungshilfe-studierende.de. Os valores recebidos não precisarão ser devolvidos no futuro.

O governo federal disponibilizou para tanto um orçamento de 100 milhões de euros. Karliczek afirmou que ainda não se sabe se o montante será suficiente, mas disse que o governo acompanhará a situação de perto. “É nossa função ajudar”, declarou a ministra.

Será usado como critério para a concessão do auxílio o fato de o estudante ter perdido o emprego ou de seus pais não poderem mais ajudá-lo financeiramente por conta da pandemia, segundo o secretário-geral da DSW, que processará os pedidos.

Também será decisivo o saldo na conta corrente do estudante. Quem tiver mais de 500 euros na conta, não terá direito ao auxílio. Se o saldo for menor que 100 euros, o estudante poderá receber o valor máximo de 500 euros no mês, enquanto quem tiver 200 euros, por exemplo, terá direito a 300 euros de ajuda. A cada mês, o auxílio deverá ser requisitado novamente.

Sair da versão mobile