Natal recebe Festival Internacional de Cinema Infantil neste mês

Evento traz na grade curtas, médias e longas-metragens, em mais de 70 produções nacionais e internacionais, com ingressos populares ou gratuitos.

Por G1 RN

0
692
Ducky, Bunny, Buzz, Woody e Bo Peep em 'Toy Story 4' — Foto: Divulgação
Ducky, Bunny, Buzz, Woody e Bo Peep em 'Toy Story 4' — Foto: Divulgação

O 17º Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) vai acontecer em Natal entre os dias 18 e 27 de outubro. Com programação voltada ao público infantojuvenil, traz na grade curtas, médias e longas-metragens, em mais de 70 produções nacionais e internacionais, com ingressos populares ou gratuitos. O festival vai acontecer no Cinemark do Midway Mall.

Nesta edição, o Fici faz uma homenagem ao quadrinista Maurício de Sousa. Da vasta produção audiovisual com os famosos personagens, serão exibidos no programa Mestres da Infância o live-action Turma da Mônica Laços, dirigido por Daniel Rezende, e a animação A Princesa e o Robô, de 1984, com direção do cartunista. A homenagem inclui ainda a exibição, no início de todas as sessões do festival, de episódios da animação 2D Mônica Toy, versão ‘toy art’ dos personagens da Turma da Mônica.

O longa-metragem Luccas Neto em: Acampamento de Férias estará na mostra “Panorama Brasil” e pela primeira vez no cinema. Lançado em julho deste ano em VOD (vídeo on demand), é o terceiro filme do youtuber Luccas Neto.

A sessão “Se você ainda não viu” dá uma nova chance para quem perdeu ou quer rever na telona os sucessos recentes do cinema, como “Toy Story 4” e “Aladdin”, ambos em 3D, além de “Angry Birds 2 – O Filme”, “Homem-Aranha no Aranhaverso”, “Asterix” e o Segredo da Poção Mágica”, “Pets – A vida secreta dos bichos 2” e “Corgi: Top Dog”. Já a “Sessão Telecine de Cinema” exibe “Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano”, segundo longa da famosa série da TV, que conta a viagem do trio Pippo, Bento e Sol à Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice.

O Festival é dirigido por Carla Camurati e Carla Esmeralda, já expôs mais de mil títulos, de 36 países, para um público superior a 1,7 milhões de espectadores, dentre eles, 900 mil alunos e professores da rede pública de ensino de diferentes cidades do país, muitos em seu primeiro contato com o cinema. São 308 sessões, ao todo.

E, exclusivamente em Natal, também acontece a Sessão Azul, voltada para Ong’s, instituições e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse caso, toda a sala fica ambientalizada para melhor recepcionar e transmitir o filme. O escolhido para a sessão é Turma da Mônica – Laços. Confira a programação completa no link.

Prêmio

O Fici também traz o Prêmio Brasil de Cinema Infantil – programa competitivo que chega à sua 12ª edição e neste ano e bateu recorde de inscrições, com 192 filmes. A seleção final reúne 19 curtas de 12 estados brasileiros e será exibida nas sessões Histórias Animadas (+6 anos), Histórias Curtas (+8 anos) e Mostra Teen (+ 10 anos). O vencedor é escolhido pelas crianças, na tradicional votação realizada em sessão do festival, e, pela primeira vez, também pelo voto online, no site fici.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui