Governo suspende exigência de aulas para habilitação de conduzir ‘cinquentinhas’

Resolução confirma fim da obrigatoriedade de uso de simuladores no processo para carteira de motorista

0
614
Jovem anda de ciclomotor no Rio Foto: Domingos Peixoto 19.03.1999 / Agência O Globo
Jovem anda de ciclomotor no Rio Foto: Domingos Peixoto 19.03.1999 / Agência O Globo

O Conselho Nacional de Trânsito ( Contran ) publicou nesta segunda-feira uma resolução que permite, durante 12 meses, a partir de setembro, obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) sem fazer aulas antes. A categoria inclui as famosas “cinquentinhas”, motocicletas de 50 cilindradas.

Na nova regulação, o candidato a motociclista poderá pular as aulas e realizar diretamente as provas teórica e prática. Caso seja reprovado, deverá passar por aulas práticas. O prazo de 12 meses de validade da medida é improrrogável, diz o texto.

A nova regra prevê ainda que a redução da carga horária de aulas práticas para obter a ACC — de 20 horas/aula práticas a 5 horas/aula (dentre elas, uma deverá ser feita à noite). A normativa ainda permite que os alunos apresentem o próprio ciclomotor para aprender a conduzi-lo ou usem o do Centro de Formação de Condutores escolhido. O veículo próprio deverá ter, no máximo, cinco anos de uso.

A resolução 778 ainda confirmou o fim da obrigatoriedade de aulas em simuladores para quem esteja no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, para carros. O aluno poderá optar por usar o simulador antes das aulas práticas ao volante, segundo a normativa.

As medidas passam a valer em 90 dias, a partir de 17 de setembro.



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui