Internet de Fibra Ótica nos lares de Ceará-Mirim

0
853

Um estudo realizado pela Selectra, com dados da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, mostra que apenas 4% da internet banda larga oferecida na cidade é de fibra ótica. As principais tecnologias utilizadas para a conexão nos lares ceará-mirinenses são Internet 4G representando 46% e Internet a Cabo, com 38% do total.

A Internet de Fibra Ótica possui maior capacidade de transmissão de dados, melhor potência no sinal, custo-benefício mais vantajoso, facilidade na transmissão e imune à interferências eletromagnéticas. Com essa tecnologia, a velocidade entregue sempre é bem próxima da contrata, se você quiser conferir se sua internet está na velocidade contrata, existem teste de velocidade que medem a velocidade de download e upload.

Segundo a Anatel, as empresas são obrigadas a entregar mensalmente 80% da velocidade contratada. E de maneira instantânea, esse valor é de 40%. Isso significa que se você fizer o teste de velocidade a sua internet deverá te entregar pelo menos 40% da velocidade que você contratou e ao longo do mês a média deverá ficar acima dos 80%.

Parece que essa tecnologia está começando a desembarcar de vez na cidade. Para se ter uma ideia, nos anos anteriores esse valor ficou em média em 1,8% sem apresentar mudanças ou tendências consideráveis. Somente de 2019 a 2020 o percentual mais que dobrou passando de 1.5% para 4,1%. Veja os dados consolidados no gráfico abaixo:

Fonte: dados disponibilizados pela Anatel

Sabemos que cada município tem sua realidade, seus desafios e condições sociais, culturais e econômicas. Porém, para se ter uma ideia, o município de Caicó – que é praticamente do mesmo tamanho de Ceará-Mirim – 82% da internet utiliza tecnologia de fibra ótica. Já Macaíba, também muito similar em termos de habitantes, possui 70% da internet com essa tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui