A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) autorizou a antecipação do feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, comemorado no dia 3 de outubro, para a próxima sexta-feira (12). A medida foi votada e aprovada por 14 votos a 5 na sessão virtual desta quarta-feira (10). O projeto de lei autoriza a antecipação de “todos os feriados estaduais”, sendo que este é o único no RN.
De acordo com o líder do governo na Assembleia, deputado George Soares (PL), a medida deverá ser sancionada ainda nesta quarta pela governadora Fátima Bezerra (PT). Segundo ele, a ideia do governo é conseguir aumentar o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus no estado, criando um “feriadão” junto com a data de “Corpus Christi”, comemorada nesta quinta-feira (11).
Cinco deputados de oposição votaram contrários ao governo, considerando que a medida não deverá causar o efeito esperado. Em sua fala, o deputado Galeno Torquato (PSD) questionou como o Executivo fará para comunicar, em dois dias, a antecipação do feriado a toda a população do estado.
Cinco deputados foram registrados como ausentes da sessão.
Veja como cada deputado votou:
Votos sim
- Albert Dickson (Pros)
- Cristiane Dantas (Solidariedade)
- Ezequiel Ferreira (PSDB)
- Eudiane Macêdo (Republicanos)
- Francisco do PT (PT)
- Isolda Dantas (PT)
- Kleber Rodrigues
- George Soares (PL)
- Gustavo Carvalho (PSDB)
- Raimundo Fernandes (PSDB)
- Sandro Pimentel (Psol)
- Souza Neto (PSB)
- Ubaldo Fernandes (PL)
- Vivaldo Costa (PSD)
Votos não
- Coronel Azevedo (PSC)
- Galeno Torquato (PSD)
- Getúlio Rêgo (DEM)
- José Dias (PSDB)
- Tomba Farias (PSDB)